Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Seminário sobre direitos humanos e constitucionalismo será nos dias 18 e 19 de outubro

O Seminário Internacional “Os direitos humanos e o constitucionalismo em perspectiva: espectros dos 70 anos da DUDH e dos 30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil” será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no auditório da antiga Reitoria da UFSM, centro de Santa Maria.

Programação:

Dia 18/10/2018

Mesa 1 – 8h30 às 9h30

Mediadora: Valéria Ribas do Nascimento (UFSM)

Temas abordados e convidados:
“A transição negociada para democracia e os direitos humanos pós-constituinte no Brasil” – Teresa Shneider Marques (PUC-POA), e
“Direitos humanos e poder: a reconstrução histórica dos direitos humanos” – Vladmir Oliveira da Silveira (PUC-SP).

Mesa 2 – 10h às 11h30

Mediadora:  Nina TríciaDisconzi (UFSM)

Temas abordados e convidados:
“Direito internacional dos direitos humanos nas Constituições Sul americanas” – Carolina Machado Cyrillo da Silva (UFRJ) e “Avanços dos Direitos Humanos nos 30 anos da Constituição Brasileira” – Daniela Menengoti Ribeiro (Unicesumar).

Mesa 3 – Auditório do CCSH – 19h às 20h30

Mediador:  Mohammed Nadir (UFSM)

Temas abordados e convidados: “La proteción Constitucional y Supranacional de la democracia” – Irina Cervantes Bravo (Universidad Autónoma de Nayarit – México) e “A Constituição do Brasil e o constitucionalismo global” – Jânia Maria Lopes Saldanha (UFSM).

Mesa 4 –21h às 22h30

Mediador: Luiz Ernani Bonesso de Araújo (UFSM)

Temas abordados e convidados:
“Defensores ambientalesenColombia: situaciónactual y perspectivas” – Felipe Calderón Valencia (Universidad de Medellín – Colômbia) e “(Des)caminhos de uma utopia: da igualdade a diferença na CF/88” – Rosângela Angelin (URI – Santo Ângelo).

Dia 19/10/2018

Mesa 5 –8h30 às 9h30

Mediadora:  Valéria Ribas do Nascimento.

Temas abordados e convidados:
“Os direitos humanos e a proteção jurídica das diferenças identitárias no Brasil contemporâneo” – Doglas Cesar Lucas (Unijuí) e “Diálogos de Direitos Humanos nas Constituições Árabes” – MohammedNadir (UFSM).

Mesa 6 –10h às 11h30

Mediadora:  Rosane Leal da Silva (UFSM).

Temas abordados e convidados: “Ninguém para trás: os desafios de uma Constituição pós-moderna” – Alessia Magliacane (EHESS de Paris, Visiting Ressearcher na UFRGS) e “Geografia e arquitetura da cooperação internacional para efetivação dos direitos humanos na América do Sul” – Ademar Pozzatti Junior (UFSM).

Inscrições gratuitas no link e certificado de 20h de ACG.

Mais informações no site do PPGD.

Agência de Notícias UFSM

Cartaz versão final site