Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Professor do PPGE&D desenvolve curso sobre energias renováveis e transição energética em universidade tcheca.

No dia 28 de novembro de 2018, o professor Valny Giacomelli Sobrinho, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM, desenvolve, na University of South Bohemia, na República Tcheca, o curso intitulado “Climate Policy and Energy Transition by Directional Derivatives” (Política Climática e Transição Energética através de Derivadas Direcionais). Parte integrante das atividades de pós-doutorado do professor e da série “Pluralism in Economics” (Pluralismo em Economia), promovida pela Faculdade de Economia da instituição estrangeira para aproximar diferentes métodos de análise econômica, o curso tem por objetivo demonstrar como o instrumental matemático das derivadas direcionais pode ser utilizado para avaliar os impactos econômicos, ambientais e energéticos determinados pelas políticas climáticas relacionadas ao Acordo de Paris, à Economia Verde e à Economia de Baixo Carbono. As taxas de variação fornecidas pelas derivadas direcionais permitem estimar, para cada país ou região de interesse, os custos econômicos, em termos de perda de PIB (Produto Interno Bruto); a eficácia ambiental, em termos de redução das emissões de CO2 (dióxido de carbono); e a velocidade da transição energética, em termos da substituição de fontes não-renováveis por fontes renováveis de energia. O módulo aplicado deverá voltar-se para a República Tcheca, país cuja principal fonte energética ainda é o carvão. Os resultados serão comparados com os obtidos para o Brasil, país de matriz energética “limpa”, em pesquisa realizada anteriormente (janeiro a março de 2018) na Central European University, em Budapeste, na Hungria.