Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cineclube da Boca apresenta “A Maravilha do Século” nesta quinta



Em mais uma parceria com a TV OVO e o projeto “Narrativas em Movimento – Identidades no Audiovisual”, o Cineclube da Boca apresenta nesta quinta, 14 de novembro, 19h, no auditório do prédio 67,   “A Maravilha do Século” de  Marcia Paraíso  (documentário, 87 min., 2019). Entrada livre. 

 A Maravilha do Século percorre os caminhos do italiano João Maria de Agostini, monge que peregrinou pelas Américas pregando mensagens de religiosidade, respeito ao meio ambiente e luta pela terra.
 

“O filme veio como resultado do meu primeiro contato com o tema da Guerra do Contestado, com o filme Terra Cabocla, realizado em 2015. Ao escutar as pessoas contando sobre São João Maria, percebi a fé que mobilizava as populações, e observei que quem está de fora de Santa Catarina ou do Sul do Brasil, pouco sabe ou não ouviu falar sobre o Monge. A ideia de fazer a Maravilha do Século veio a partir desse desejo de contar a historia de alguém que foi fundamental para a organização das populações caboclas, para conseguir resistir a Guerra e com as suas culturas até os dias de hoje”, destaca a cineasta Marcia Paraiso.

“A partir do documentário Terra Cabocla a gente conheceu um pouco da história do São João Maria, e ficamos muito curiosos pra saber quem era esse personagem que muito antes da Guerra do Contestado unificou e criou um sentimento caboclo que está presente até hoje. A preservação das águas e o cuidado com a natureza e as próprias crenças na possibilidade de cura através das ervas e tudo mais, a medicina natural e isso provocou nossa curiosidade de começar a pesquisar e aí o documentário virou um filme maior do que a gente imaginava”, completa o cineasta Ralf Cabral Tambke.

 
 
 
  
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-2531

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes