Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Domingo será dia de Viva o Campus na UFSM



A Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, através da Coordenadoria de Cultura e Arte, promove, no próximo domingo (15/12), o Viva o Campus. Esta edição do evento, que é aberto a toda a comunidade e ocorre das 15h às 18h, é alusiva aos 59 anos da Universidade, completados no último dia 14.

Para animar o público, haverá apresentação musical da banda De Alma Gaúcha, com um repertório de músicas tradicionalistas.

O Planetário em comemoração aos seus 48 anos preparou uma programação especial. No início da tarde, com a projeção da “Terra ao Universo”. Aanoitecer promoverá a atividade de observação noturna do céu. Através de telescópios o público, a comunidade poderá identificar e admirar a lua e os planetas do sistema solar. Para participar das atividades é sugerido que o ingresso seja alimento para doação.

O Planetário foi inaugurado em 14 de dezembro de 1971, sendo o 4º Planetário Brasileiro, o 8º na América Latina, o 1º no Rio Grande do Sul e o 1º em uma cidade do interior no Brasil.

Nesta edição do Viva, haverá a participação dos artesãos cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato. O público poderá conferir os materiais produzidos a partir de técnicas de pintura em madeira; trabalhos em tecido e feltro; arte da cutelaria; porongo (cuias de chimarrão); couro (mateiras e acessórios para chimarrão); luminárias em PVC; vidro sucata (vasos, arranjos); gesso (pintura e escultura); madeira em maquetes (incenssários gaúchos).

Todos os artesãos selecionados têm seu trabalho inteiramente manual, atendendo às exigências necessárias para fazer parte do programa.

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é a instituição responsável pelo artesanato no Estado do Rio Grande do Sul.

O Programa Gaúcho do Artesanato tem por missão não só incentivar a profissionalização dos trabalhadores que produzem artesanato, como também fomentar a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e orientação ao artesão.

O Programa Viva o Campus objetiva potencializar as habilidades e experiências movimentadas pela Instituição nas suas grandes áreas de atuação, mediando essas práticas com a comunidade que frequenta o campus aos finais de semana. O programa visa a incentivar a participação cultural e artística, a conscientização em sentido amplo e o cuidado com o meio ambiente.

Programação:

Planetário

15h – Sessão do Filme “Da Terra ao Universo”

19h30 – Observação noturna do Céu

Palco do Multiuso:

17h – Show com a banda De Alma Gaúcha

Presença:

– Polifeira do Agricultor

– Food Truck

Texto: Núcleo de Divulgação Institucional da PRE 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-2557

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes