Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Projeto da UFSM é selecionado no Desafio Campus 2030

Um grupo da UFSM participou do Desafio Campus 2030 para estudantes e professores universitários, iniciativa organizada e avaliada pelo Centro de Informação das Nações Regional (UNRIC), localizado na Bélgica, a Agência Universitária de Francofonia e a plataforma Agorize, em parceria com a UNESCO, coordenado pela ONU.

O desafio é uma competição internacional que tem por meta promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. As propostas deveriam ter soluções para campi mais sustentáveis e deveriam ser uma apresentação em inglês ou francês com cinco slides. As iniciativas precisavam ser relacionadas a temas como padrão de vida dos alunos, o campus na cidade, novas questões educacionais e vida digital no campus. As propostas deveriam contemplar pelo menos três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sem ter impacto negativo nos outros ODS.

O time formado pela UFSM foi chamado Just enough composto pela Profª. Clandia Maffini Gomes (PPGA/CCSH), Cleandro Flores de Gasperi (PROPLAN), Cristina Izabel Moraes Bolzan (PPGA/CCSH e PROPLAN), Francies Diego Motke (PPGA/CCSH) e Marcelo Lopes Kroth (PROPLAN). O  projeto tem como proposta “PREDICTIVE ANALYSIS OF FOOD CONSUMPTION DEMAND IN THE UNIVERSITY RESTAURANT OF UNIVERSITY FEDERAL OF SANTA MARIA (UFSM)”, tem como objetivo: The aim of the project is to predict the amount of food that will be used by the UFSM University Restaurant in order to reduce its food losses and waste.

Dentre 300 propostas enviadas foram selecionadas 30, sendo uma delas a da UFSM.

A segunda etapa  incluía uma apresentação clara e aprofundada do projeto e um video.

Importante destacar que o projeto utiliza três dos 17 ODS, contribuindo para a solução de um problema na Universidade. O resultado é aguardado para o mês de maio.