Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto #poscomjuntosemcasa reúne discentes da Comunicação em uma série de lives



Integrar a comunidade acadêmica do Programa de Pós-graduação em Comunicação – Poscom –  é um dos principais objetivos do projeto #poscomjuntosemcasa que teve início na primeira semana de abril através do canal no Youtube do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Em tempos de isolamento social, a iniciativa da coordenação do programa permite, através da oferta de atividades extracurriculares online, o compartilhamento de temas relativos às atividades de pesquisa, ensino e extensão em transmissões ao vivo semanais protagonizadas pelos discentes e egressos.

A primeira live do projeto uniu dois hemisférios através do relato da doutoranda Carolina de David, que está na Tulane University (New Orleans, EUA) em período de doutorado sanduíche. Carolina reviveu todo o processo que a levou para essa experiência ao dar dicas para os colegas que almejam uma oportunidade semelhante e ainda compartilhou com os quase setenta participantes como tem sido a experiência de pesquisa em outro país durante a quarentena. “Permanecer no exterior durante esse momento é uma decisão extremamente delicada, mas que eu sempre soube que era a melhor para mim, pois é um dever que tenho que cumprir. A live também foi uma forma de me sentir acariciada por todos que estavam ali comigo, me ouvindo e interagindo. Acho que a forma descontraída do formato permite que a gente torne tudo isso mais acessível, mais descontraído. Além disso, o fato de ficar documentado é uma boa opção para quem não pôde assistir ao vivo, eu recebi várias perguntas de pessoas que assistiram posteriormente, por exemplo”, conta.

Em um período em que o ambiente virtual é o melhor recurso para dar continuidade às atividades acadêmicas com segurança, o projeto promove a divulgação científica, dando visibilidade aos projetos desenvolvidos e às ações de internacionalização e ainda proporciona o estreitamento de laços. Para a discente Camila Hartmann que retorna ao programa nesse ano como ingressante no doutorado, as lives estão sendo uma nova forma de viver a pós-graduação e de manifestar apoio mútuo. “Momentos de interação como os que estão sendo vivenciados virtualmente através das lives promovidas pelo Poscom são de fundamental importância para mostrar à comunidade acadêmica que a vida ainda segue, apesar de todos os pesares, e que estamos enfrentando a pandemia juntos, cada um da melhor maneira que pode. Manter uma união, mesmo que virtual, é imprescindível no atual contexto”, opina a doutoranda, que sempre fomenta a discussão através dos comentários e incentiva a participação dos alunos de graduação, os quais também estão integrados nessa iniciativa.

A estudante de jornalismo do quinto semestre e integrante do Programa de Educação Tutorial da Comunicação (PETCom), Samara Wobeto, está entre os graduandos que têm se interessado pelos assuntos tratados nas transmissões ao vivoe conta que está aproveitando a experiência. “O projeto é uma iniciativa muito interessante e importante, não só para suprir a ausência das discussões presenciais, mas também para difundir e falar sobre ciência de uma forma mais acessível. Como aluna da graduação, sinto uma aproximação maior entre graduação e pós graduação por meio das conversas”.

Até o momento já foram realizadas seis lives que permanecem disponíveis no canal e já reúnem uma média de cem visualizações. Além de Carolina, as doutoras egressas do PoscomCarolina Weber Dall’Agnese, Lauren Steffen e Vera Martins também compartilharam suas experiências de pesquisa no exterior por meio do doutorado-sanduíche.  O doutorando Lucas Schuch falou em uma live sobre a importância de devolver para a comunidade os achados de uma pesquisa acadêmica e algumas estratégias para isso, e a primeira live em dupla do canal contou com o doutorando Mauricio Fanfa e o mestrando Luan Romero, dois dos organizadores do I Seminário Discente do Poscom, em um papo sobre protagonismo discente e a importância da divulgação científica.

Ainda outras duas lives estão confirmadas para o mês de maio e prometem continuar pautando a produção científica do POSCOM de forma leve e integradora. A programação terá continuidade no mês de junho.  Confira o calendário das próximas lives:

  • Quinta, 21 de maio, 15h: “Nossa experiência internacional é aqui: intercâmbios acadêmicos na rota Moçambique – Brasil”, com os doutorandos Elias Djive e Calisto Comé, bolsistas PEC-PG. Link para o vídeo-convite: https://youtu.be/8y3GBN604_4 
  • Sexta, 29 de maio, 9h: Transmissão ao vivo da banca de defesa de dissertação de mestrado de Carolina Minuzzi Murari da Silva, orientanda da profa. Juliana Petermann e integrante do grupo de pesquisa Nós – Pesquisa Criativa: “Uma genealogia das mulheres no sistema publicitário brasileiro”.

Equipe do projeto #PoscomJuntosEmCasa:

Coordenação-geral: Profa. Dra. Sandra Rúbia da Silva

Apoio à coordenação: Prof. Dr. Guilherme Curi e Prof. Dr. Bruno Kegler

Coordenação-executiva: Drnda. Aline Amaral Paz

Apoio técnico: Drndos. Lucas Schuch e Maurício Fanfa

Design gráfico e divulgação: Aline Amaral Paz; Lara Cezar, Ariadni Loose

Integração com a graduação: Drnda. Camila Hartmann

Assessoria de Imprensa: Drnda. Elise Souza

Texto: Elise Souza. Jornalista (MTB 18.433)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-2736

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes