Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Professora do CCSH integra delegação brasileira na Olimpíada Internacional de Filosofia online

A Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), em sua 28ª edição, aconteceu no ambiente virtual (e-IPO) em função da pandemia. Tradicionalmente, o evento ocorre em diferentes locais ao redor do mundo. Em 2020, aconteceria em Lisboa, Portugal, durante o mês de maio.

Transferida para 2021 presencialmente, a olimpíada aconteceu este ano por que o chefe da delegação eslovena, Miha Andric, prontificou-se a organizar uma versão on-line da do evento ainda no final de maio. Para isso, além de obter apoio técnico de diferentes membros do Comitê Internacional da IPO, ele obteve total apoio institucional dos diferentes órgãos que administram a IPO bem como da FISP, a Federação Internacional de Sociedades de Filosofia, instituição que apoia a própria IPO. Dessa forma, a e-IPO 2020 foi um evento realizado com todas as prerrogativas institucionais de uma IPO regular. O evento contou com a participação de 64 estudantes de 28 países e professores/jurados de 31 países.

A delegação brasileira foi composta por Mitieli Seixas da Silva, professora do Departamento de Filosofia da UFSM (membro de Delegações Brasileiras e Jurada da IPO em duas edições do evento), Gustavo Coelho, professor CIB (Delegado da IPO no Brasil, Chefe da Delegação Brasileira e Jurado da IPO desde 2017), Luiz Felipe Morgado Horta, estudante da Escola Britânica do Rio de Janeiro (Medalhista de Prata na e-IPO 2020) e Toma Gheorghe de Melo, estudante do Colégio Núcleo, de Recife (Menção Honrosa na e-IPO 2020).

Nas palavras da professora Mitieli, como participante da IPO “…é um privilégio constatar que a filosofia continua viva, atuante e consiste em um desafio intelectual para mentes e corações tão jovens e tão diversos. Essa oportunidade, portanto, qualifica meu trabalho como formadora de futuros professores de filosofia no Brasil.”

Na e-IPO 2020, o Brasil alcançou o seu melhor resultado na curta história de sua participação na IPO, iniciada em 2017: o estudante Luiz Felipe Horta conquistou uma Medalha de Prata, e Toma Gheorghe de Melo conquistou uma Menção Honrosa. Até hoje, 0 Brasil havia conquistado uma Menção Honrosa na primeira participação (Rotterdam/2017) e uma Menção Honrosa na segunda participação (Bar/2018).

Os estudantes selecionados para a IPO 2020 manterão o seu direito de participar da IPO 2021 presencial, sendo assim, uma nova seletiva nacional ocorrerá apenas para a IPO de 2022.

Para saber mais sobre a olimpíada, clique aqui.