Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Editora Experimental do curso de Produção Editorial lança livro dia 10



Do passado para o Futuro é a segunda obra poética de Felipe Silva. A primeira foi escrita entre os muros do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santa Maria – CASE-SM, no período que estava cumprindo medida sócio-educativa, e essa segunda, escrita mais recentemente, em liberdade, já atuando junto à sociedade. Agora ele escreve sobre suas vivências, seu olhar sobre o passado e a reconstrução em direção a um futuro melhor.

O livro reúne poesias que tratam da condição do cárcere para a liberdade, em que o autor relata sua experiência passada e presente, mas também os sonhos com o futuro. Foi confeccionado no contexto das atividades da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento na Infância, Adolescência e Juventude (REDIJUV).

“Ao escrever, Felipe parecia estar principalmente elaborando seu passado e enfrentando o seu presente, mas também começando a sonhar com o futuro. A sensibilidade de suas palavras, a verdade do conteúdo dos seus versos e a potência criativa e transformadora que pudemos identificar já em seus primeiros poemas levou-nos a sonhar junto com o Felipe, buscando viabilizar a publicação do seu livro de poesias”,  conta a coordenadora do projeto, professora Jana Gonçalves Zappe.

O AUTOR: “Olá, sou Felipe, tenho 23 anos. Minha profissão é de pedreiro. escrevo poesias, frases e rimas sobre a vida e o amor, a felicidade e nossa humanidade. Sou esse garoto humilde e simples, com sonhos e objetivos…. Assim como vocês”.

O autor nos conta:

 “Eu me descobri, um outro Felipe, ao escrever”.

“ Seguir em frente, sem deixar de olhar para trás, para saber o que já passou. Hoje, escrever um livro, com meus sentimentos, é muito legal”

Acreditamos que publicar o livro de Felipe Silva é dar acesso ao pensamento de quem experimentou e superou momentos difíceis, uma oportunidade para proporcionar a outros, aprendizagens por ele vivenciadas, para as quais o livro é uma mídia, o meio de comunicação, de divulgação e circulação de ideias. De modo especial, com a versão impressa do livro será possível proporcionar àqueles que estão em estado de cárcere durante a pandemia, – sem mesmo acesso a familiares -, um momento de alegria, de esperança e, porque não dizer, de superação, com a leitura e manuseio do livro de Felipe. Essa expectativa sinaliza uma situação de acordo com os preceitos de cidadania e direitos humanos.

Do passado para o futuro reúne poemas de autoria de Felipe Silva. Uma oportunidade em meio à situação difícil, para a qual tem como saída o uso da arte como ferramenta de recuperação. Que seja um exemplo a ser seguido! 

O lançamento contará com transmissão ao vivo para os adolescentes do CASE e para a comunidade, no estande virtual da PRE-UFSM, durante a Feira do Livro de Santa Maria, em dois momentos. 

PRÉ-LANÇAMENTO AOS ADOLESCENTES E PROFISSIONAIS DO CASE-SM

DIA: 03|10|2020 

HORÁRIO: 15H

LANÇAMENTO ABERTO À COMUNIDADE

DIA 10/10/2020

HORÁRIO: 15H

Do passado para o futuro, de Felipe Silva, está disponibilizado gratuitamente no site da editora pEcom UFSM no link 

Realização

Editora Experimental do curso de Comunicação – Produção Editorial

Apoio  

Pró-Reitoria de Extensão – UFSM FIEX 

Observatório de Direitos Humanos – UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-2790

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes