Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Curso de Arquivologia comemora 45 anos neste mês

Nesta terça-feira, dia 10 de agosto, o Curso de Arquivologia da UFSM completará 45 anos.  Sua criação efetivou-se por meio do Parecer nº 179/76 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM, em 10 de agosto de 1976. O Curso  foi instalado em março de 1977 e sua aula inaugural ocorreu em 18 de abril do mesmo ano.

Tempos remotos: lutas e conquistas

Em 1976, a professora Darcila de La Canal Castelan, idealizadora e primeira coordenadora do Curso de Arquivologia, acompanhada de outros docentes, anunciou a criação do Curso  no 3º Congresso Brasileiro de Arquivologia, no Rio de Janeiro. O professor Jose Pedro Esposel (in memoriam), da Universidade Federal Fluminense, grande entusiasta e desbravador no campo dos Arquivos e Arquivologia proferiu a aula inaugural do curso, em abril de 1977. Naquele ano, o ingresso era por meio do Vestibular e foram oferecidas 25 vagas e quatro habilitações: Arquivos Empresariais, Arquivos Escolares, Arquivos Históricos e Arquivos Médicos.

O Departamento de Documentação foi criado em 1978 com a finalidade de atender a demanda de disciplinas técnicas.  Em 2019, este departamento didático passou a ser denominado Departamento de Arquivologia.

No ano de 1979, o Curso formou a primeira turma, com 12 Arquivistas, que em pouco tempo conquistou seu espaço no mercado de trabalho. Em 1981, ele  foi reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) por meio da portaria nº 076/81/MEC.

No decorrer dos seus 45 anos, o Curso de Arquivologia da UFSM participou de diversos eventos científicos da área, representando a Arquivologia no Brasil e no exterior. Dentre estes, destaca-se a participação de docentes, técnico-administrativos (TAEs)  e discentes no Congresso Brasileiro de Arquivologia, no Congresso Nacional de Arquivologia, no Congresso de Arquivologia do Mercosul e na Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Em 2014, o Curso foi sede do VI Congresso Nacional de Arquivologia.

O currículo  passou por atualizações, buscando acompanhar o desenvolvimento da área Arquivística e o campo de atuação dos profissionais. A atualização curricular mais recente foi em 2020. Hoje, o currículo apresenta uma estrutura nuclear e temática, em que as disciplinas foram pensadas para atender relações interdisciplinares e científicas. Com relação à dimensão temática do currículo, as disciplinas também foram organizadas por meio de temas, facilitando a imersão acadêmica na pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão de curso. O currículo atual pode ser acessado no site do Curso.

A história do Curso de Arquivologia da UFSM é muito rica em detalhes que foram relatados no livro “Memória dos 40 anos da Arquivologia da UFSM” (Editora Facos-UFSM, 2017).

Tempos atuais

Atualmente, o Curso de Arquivologia, que já formou mais de 700 Arquivistas, está instalado no prédio 74-A, no Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), no campus de Santa maria. O Departamento de Arquivologia conta com 11 docentes, os quais ministram as disciplinas na graduação e em programas de pós-graduação da UFSM.

Os laboratórios estruturados são: Laboratório de Arranjo, Descrição e Memória, Laboratório de Documentos Digitais, Laboratório de Fotografia, Laboratório de Restauração de Documentos e Laboratório de Paleografia.

Comemorações

A partir do dia 10 de agosto de 2021 iniciarão as comemorações dos 45 anos do Curso de Arquivologia. Devido à necessidade de distanciamento social, as atividades comemorativas ocorrerão de forma on-line. Na referida data, o atual coordenador do Curso, Professor Danilo Ribas Barbiero, com o grupo de trabalho responsável pelo aniversário, apresentará a programação e o selo de 45 anos, elaborado pelo Núcleo de Comunicação do CCSH.

Estão previstas atividades mensais, no período de agosto de 2021 à abril de 2022 (quando se tem a expectativa de realizar uma confraternização presencial).

Nas palavras do coordenador Danilo Barbiero,  “deixamos aqui o nosso abraço de congratulações a todos(as) aqueles(as) os quais fizeram e fazem parte da história do Curso de Arquivologia da UFSM, convidado-os(as) para a participação das atividades on-line, as quais serão publicadas na página do Facebbok do curso. ”

Com informações da Coordenação do Curso de  Arquivologia

Semana de recepção dos acadêmicos, março de 2020

Participação dos acadêmicos do Curso de Arquivologia no Descubra (2019)

Acadêmica Ana Paula Silva de Souza, Laboratório de Restauração, atuando em projeto de extensão (2020).

Arquivista Raquel Miranda da Silva palestrando na III Semana Nacional de Arquivos na UFSM (2019)