Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário discute planejamento acadêmico da graduação



Na tarde do dia 27 de abril, a equipe da Direção do CCSH, em conjunto com coordenadores de curso de graduação e chefes de departamento, participou do  Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico. A atividade foi conduzida por Prograd, Proplan, CPD e CSA (Comissão Setorial de Avaliação)  com o intuito de apresentar dados  disponíveis a respeito dos cursos do CCSH. Esses dados auxiliam no planejamento da graduação nos mais diversos aspectos, dentre eles evasão/captação de alunos e tempo de permanência do estudante no curso. 

 Na primeira etapa do seminário, foi feita a apresentação do aplicativo UFSM Digital e suas funcionalidades, bem como usá-lo para acompanhamento de dados dos cursos da Unidade, além da apresentação de informações disponíveis no Painel de Indicadores Acadêmicos, ferramenta  desenvolvida pela Proplan.  Na segunda etapa do seminário, houve um debate entre os participantes com esses dados disponíveis no Painel de Indicadores (ainda em construção).   

O reitor, professor Luciano Schuch, participou do seminário conferindo ao seu discurso um tom otimista para a resolução do problema de evasão, um dos tópicos a ser melhorado. A professora Sheila Kocourek, Diretora do CCSH, acredita que o “acesso a dados compilados, em relação aos Cursos do CCSH, tais como os disponibilizados pelo aplicativo UFSM Digital, nos permitem realizar um planejamento participativo e fidedigno das necessidades de consolidação e expansão do nosso Centro de Ensino”.  De acordo com Ives Gallon, Coordenador da CSA, “o painel de indicadores acadêmicos facilita o acesso a diversas informações importantes para a análise da situação atual dos cursos de graduação, com especial ênfase na evasão dos cursos. Durante o seminário, foi possível refletir sobre essas informações em busca de possibilidades de melhorias. A expectativa é que os gestores sigam utilizando o painel de indicadores nas futuras ações de planejamento do CCSH, com o apoio da CSA”. 

Coordenadores de Curso e Chefes de Departamento do CCSH demostraram bastante interesse nas informações disponíveis no app e nas suas formas de uso com o objetivo de proporcionar acolhimento aos estudantes e cada vez mais melhorias nas disciplinas e na atuação docente. 

Prograd,  Proplan e CPD estão se reunindo com os Centros de Ensino para  discutir o planejamento acadêmico dos cursos de graduação. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-3229

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes