Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM adota novo modelo de formaturas



Em 2018 foi lançada pela Prograd a Resolução N 011-2018 normatizando as solenidades de colação de grau dos cursos de graduação. Até 2020 foi considerado período de transição entre o modelo vigente e o novo. A pandemia acabou interferindo e atrasando a adoção do novo modelo.

Para 2023, a Universidade absorve a responsabilidade de oferta e organização das colações de grau, a serem realizadas no Centro de Convenções. A reserva de espaços fora da instituição fica proibida. 

Esse novo modelo proporciona a participação de todos os formandos na medida em que não exige investimento financeiro. Os futuros profissionais terão o espaço, a decoração, as veste talares, a sonorização e a organização geral do evento financiados e coordenados pela UFSM. 

Outra novidade é a realização de solenidades integradas. Ou seja, os Centros de Ensino passam a reunir turmas de diferentes cursos para uma mesma cerimônia. 

As formaturas de Gabinete passam a ser exceção, em que o aluno precisa justificar seu pedido (por exemplo, passou em concurso público e para assumir o cargo precisa do diploma emitido antes da data agendada para a cerimônia solene). 

As datas das solenidades passam a ser sorteadas pela Prograd no início do semestre, sempre após o ajuste de matrícula. 

Para informações completas, acesse a Instrução Normativa N 014-2022 que regulamenta o processo de realização das colações de grau institucionais da UFSM a partir da Resolução 011/2018. O sorteio para as solenidades do segundo semestre de 2022 (que acontecem no início de 2023) será realizado no dia 26 de setembro.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-3306

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes