Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Programas GEAIC

FIEX – Fundo de Incentivo à Extensão
O FIEX oferta bolsas de iniciação e auxílio à pesquisa nos projetos de extensão. Tem a finalidade de incentivar as ações de extensão, já em andamento ou novas na UFSM, vinculadas às Unidades Universitárias.
Na seleção das propostas de Ação de Extensão são consideradas prioridades a viabilidade técnica de execução, a abrangência e reciprocidade social, as contribuições acadêmicas na difusão de conhecimentos, o caráter de indissociabilidade com o Ensino e a Extensão e a inserção de alunos em situação de vulnerabilidade social nas atividades previstas.

FIPE – Fundo de Incentivo à Pesquisa
Oferta bolsas de iniciação científica e auxílio à pesquisa aos projetos de pesquisa. Tem a finalidade de dar apoio financeiro aos Programas e Projetos Prioritários de Pesquisa na UFSM.
O FIPE é divido em modalidades:

  • FIPE ARD (Enxoval)
    Destinado a servidores que obtiveram a titulação de doutor nos cinco anos anteriores da publicação do edital. É permitida a solicitação de recursos de capital, custeio ou bolsas de iniciação científica, com os limites financeiros definidos em edital.
  • FIPE Júnior
    Destinado a servidores que obtiveram a titulação de doutor nos cinco anos anteriores da publicação do edital. É permitida a solicitação de recursos de custeio e bolsa de iniciação científica, porém não ambos.
  • FIPE Sênior
    Destinado a servidores que obtiveram a titulação de doutor a mais de cinco anos da publicação do edital. É permitida a solicitação de recursos de custeio e bolsa de iniciação científica, porém não ambos.