Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS EM GD



Todos os trabalhos aprovados no 5º SIPERE serão apresentados no dia 06 de novembro, quinta-feira, das 8h00 às 12h00, nos GD, como consta na programação.

Cada apresentação será de 20 minutos, havendo 10 minutos para discussão e questões.

Os apresentadores devem trazer as suas apresentações de slideS em pendrive (em formato de power point – .ppt). Todas as salas de apresentação possuem computadores e datashow.

 A divisão das salas e dos GD está logo abaixo

GD 01: Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio
Ensino Médio Politécnico

Sala 09 – Prédio Anexo CE

Título do Trabalho

Tipo de Relato

Autor(es)

1.           

Atividades de pesquisa desenvolvidas no seminário integrado, do Ensino Médio Politécnico, da Escola Estadual de Educação Básica Yeté, Tuparendi, Noroeste do Rio Grande do Sul, de 2012 a 2014: Relato da Prática

REX

·  Adriana Fátima Canova Motter

2.           

Energias, conquistas alcançadas e desafios para o futuro

REX

·  Carla Coradini

3.           

Iniciação científica e TIC livres no contexto do Ensino Médio Politécnico

REX

·  Eliandra Gomes Marques

·  Ilse Abegg

4.           

Ensino Médio Politécnico: novos desafios, novas experiências

REX

·  Eliandra Scapin Cargnin Pegoraro

5.           

Desafio para o Ensino Médio: pensar a formação dos jovens em sua totalidade

PAC

·  Lauren Linck Nilson

·  Noemi Boer

·  Juliane A. Munareto Martins

 

GD 02: Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio
Ensino Médio Politécnico

Sala 06 – Prédio Anexo CE

Título do Trabalho

Tipo de Relato

Autor(es)

1.   

Carreira profissional: adolescentes em busca de sua vocação

REX

·  Luciéle da Silva

2.           

Investigação sociocultural : estratégia para conhecer o aluno e trabalhar interdisciplinarmente

REX

·  Mariel Rossato Pesamosca

·  Silvane Fagan

·  Rosemar de Fátima Vestena

3.           

Implementação do componente curricular seminário integrado em turmas de Ensino Médio de uma Escola da Rede Estadual do RS

REX

·  Miriam Gonçalves Teles

·  Maria Eliza Rosa Gama

4.           

Os novos desafios no ato de aprender com o jovem contemporâneo do Ensino Médio

REX

·  Neusa Beatriz Seibel Eickhoff

5.           

Ensino Médio Integrado: aproximações do currículo integrado do Curso Técnico em Agropecuária

PAC

·  Carla Aparecida de Barros

·  Sandra Regina de Oliveira Garcia

 

GD 03: Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio
Ensino Médio Politécnico

Sala 15 – Prédio Anexo CE

Título do Trabalho

Tipo de Relato

Autor(es)

1.   

A produção acadêmica: desafio ao orientando

PAC

·  Daniela Fonseca da Silva

·  Liliana de Oliviera Borges

·  Msc. Miriane Fonseca

2.           

Um olhar sobre a nova estrutura curricular do Ensino Médio

PAC

·  Diovana Santos dos Santos

·  Rafael Veloso Ferreira

3.           

Seminário integrado: problematizações a partir da pesquisa de campo.

REX

·  Jefferson Paim Luquini

4.           

A Reestruturação do Ensino médio em duas escolas estaduais da região de Santa Maria – RS na ótica da gestão democrática

PAC

·  Luís Eduardo da Silva

5.           

Implicações do programa ensino médio inovador no ensino de Biologia, Física e Química na Rede Estadual de Curitiba

PAC

·  Viviane Maria Rauth

·  Orliney Maciel Guimarães

 

GD 04: Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio
Ensino Médio Politécnico

Sala 12 – Prédio Anexo CE

Título do Trabalho

Tipo de Relato

Autor(es)

1.   

A formação de educador para o Ensino Técnico e Tecnológico

PAC

·  Liliana de Oliveira Borges

·  Daniela Fonseca da Silva

·  Miriane Fonseca

·  Márcia Lenir Gerhardt

2.           

O que pensam os professores de Educação Física sobre a avaliação proposta através da implementação do Ensino Médio Politécnico: estudo com dois professores de uma escola de Porto Alegre

PAC

·  Maicon Felipe Pereira Pontes

·  Elisandro Schultz Wittizorecki

·  Jônatas da Costa Brasil de Borba

3.           

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino” – Uma experiência realizada com educandos do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM

PAC

·  Márcia Lenir Gerhardt

·  Miriane Fonseca

·  Rodrigo Rozado Leal

·  Terezinha Cleoni Tronco Dalmolin

·  Daniela Fonseca da Silva

·  Liliana de Oliviera Borges

4.           

Uma escola gaúcha na reformulação avaliativa do seu Ensino Médio

PAC

·  Susana Schneid Scherer

5.           

A proposta pedagógica de ensino médio politécnico e integrado: apreensões sobre sua implementação em uma Escola Estadual do RS

PAC

·  Susana Schneid Scherer

 

GD 05: Práticas Docentes no Ensino Médio

Sala 20 – Prédio Anexo CE

Título do Trabalho

Tipo de Relato

Autor(es)

1.   

A potencialidade do uso de vídeos sobre energia a partir de questões norteadoras no processo de reflexão e avaliação contínua-processual da aprendizagem

PAC

·  André Taschetto Gomes

·  Isabel Krey Garcia

2.           

A experiência do instituto federal farroupilha na elaboração de diretrizes institucionais da organização administrativo-didático-pedagógico para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio

REX

·  Daiele Zuquetto Rosa

·  Sidinei Cruz Sobrinho

3.           

Semana literária “palavra puxa palavra” 2014 –Uma nova forma de viver a literatura

REX

·  Maria Edinara Leão Moreira

·  Cláudia Erthal

4.           

Reciclagem e leitura

REX

1·  Maribel da Costa Dal Bem

5.           

Gestão das ações dos professores em escolas públicas de Educação Básica: prescrições e atividades no processo de constituição do trabalho docente

PAC

·  Mirian Zimermann

·  Maria Eliza Rosa Gama

·  Mariana Motta

·  Ana Elise Brum

6.           

A importância do trabalho com gêneros textuais e a produção de uma notícia em E.L.E por alunos do Ensino Médio e Fundamental

REX

·  Thiago Goulart Bender

·  Thágila da Silveira Ribeiro

 

GD 06: Práticas Docentes no Ensino Médio

Sala 05 – Prédio Anexo CE

Título do Trabalho

Tipo de Relato

Autor(es)

1.   

Ensino de Filosofia no Ensino Médio: relato da prática docente

REX

·  Emilana Soares Ziani

2.           

Juventude no fluxo da ostentação: Educação para que(m)?

PAC

·  Fernanda Santana de Avila

·  Nara Vieira Ramos

3.           

Novos olhares para o ensino de humanidades: fenomenologia e educação somática

PAC

·  Fernanda Ströher Barbosa

·  Marcelo Vieira Lopes

4.           

Uma abordagem transversal das metodologias praticadas na disciplina de Filosofia: os(as) alunos(as) como sujeito ativo do conhecimento

PAC

·  Frederico Santos Ferreira

5.           

Leituras e escritas escolares e o processo de protagonismo dos jovens

PAC

·  Maria Aparecida Lucca Paranhos

·  Liliane Krebs Bessel Müller

6.           

A utilização de maquetes em sala de aula: uma experiência prática-pedagógica

REX

·  Roseani Schunke Cantarelli

·  Ronei Rogertt Karsburg

·  ·André Luis Ramos Soares

·  ·Janete Schirmer



Publicações Recentes