Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

UFSM conquista 18º posição no Ranking Universitário da Folha e curso de Pedagogia está entre os melhores colocados da instituição

A Universidade Federal de Santa Maria conquistou a 18ª posição no Ranking Universitário Folha (RUF)2015. Com 83,85 pontos na média geral, a instituição é a segunda melhor colocada no Rio Grande Sul – apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ficou em 5° lugar, está à frente.

O RUF avalia cinco itens: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. O índice de ensino é analisado a partir de consultores do Ministério da Educação. O percentual de pesquisa considera o total de publicações indexadas, entre 2011 e 2012, pela Web Science. O item mercado de trabalho é obtido a partir de consulta a headhunters de empresas e de instituições, que citam as três instituições de ensino que priorizam na contratação. A inovação compreende o número de pedidos de patentes feitos, entre 2004 e 2013, ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial. E o quesito internacionalização é obtido a partir da quantidade de citações de trabalhos da instituição avaliada em artigos de grupos internacionais.

A UFSM obteve a 18ª colocação no ensino, a 16ª em pesquisa, a 40ª em mercado, a 20ª em inovação e a 45ª em internacionalização. O RUF também avaliou os cursos individualmente. Os melhores colocados da UFSM foram:

 

Medicina Veterinária – 6° lugar

Agronomia – 7° lugar

Fisioterapia – 8° lugar

Engenharia Química – 10° lugar

Farmácia, Pedagogia e Química – 11° lugar

Educação Física – 12° lugar

Matemática – 14° lugar

Ciências Contábeis – 17° lugar

Medicina – 19° lugar

 

A Direção do Centro de Educação parabeniza a comunidade do Centro de Educação: gestores, professores, técnicos administrativos em educação e estudantes.