Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inicia nessa quarta o V SENAFE



O V Seminário Nacional e Internacional de Filosofia e Educação: Confluências (SENAFE), tema Biopolítica, Barbárie e Educação, inicia as suas atividades no dia 18 de Novembro e vai até o dia 20, no Auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. A programação consta no site do evento. 

Os debates serão na linha  de reflexão da Filosofia como um pensamento que questiona o próprio pensamento, ou seja, como um pensamento de segunda ordem, ou de segunda grandeza que auxilia a educação a desempenhar o seu papel formativo, isto é, a fazer a correlação entre o contexto micro e o contexto macro, entre o cotidiano escolar ou universitário e os processos sociais e culturais mais amplos. Nesse sentido, a dúvida a ser respondida é como a Educação ainda pode desempenhar hoje o seu papel formativo e normativo ao mesmo tempo, procurando responder a pergunta permanente do para quê educar, ou para que fins serve a educação em um contexto marcado por tragédias e catástrofes constantes. 

Na pauta do seminário, estará também a discussão da tragédia da Boate Kiss, ocorrida em janeiro de 2013, que vitimou 242 jovens, em Santa Maria, e que trouxe comoção e indignação, mas que continua ainda esperando ações mais efetivas que impeçam a repetição de tais acontecimentos. Pretende-se assim oportunizar o debate sobre os acontecimentos de barbárie atualmente, difundidos através de notícias, filmes, documentários, livros e demais artefatos culturais em escala planetária de maneira instantânea, transformando, o que era para ser exceção, em um novo discurso normal. A proposta é trabalhar com alguns desafios da formação diante da necessidade de educar o despreparo humano para situações limites e o descuido para com a dor do outro. As observações do evento têm o propósito de elencar práticas de mudança de postura e novas ações que transformem o rumo das relações humanas com o meio ambiente e com o outro. 

O seminário pretende ser uma continuidade dos eventos desenvolvidos no primeiro semestre de 2014 no Instituto Federal Farroupilha, campus de Santo Augusto, na URI, de Santiago, na UnC de Curitibanos e na UNIPLAC. O evento vai trazer 13 conferencistas e palestrantes de fora da UFSM, 4  internacionais (2 espanhóis, 1 argentino e 1 uruguaio), 5 de fora do RS ( 2 de SC, 2 de SP e 1 do CE) e mais 4 do RS (1 da PUCRS, 1 da UNIJUÍ e 2 da UPF). Entre os pesquisadores convidados, estão importantes expressões do pensamento contemporâneo que pesquisam esses assuntos, como os professores Dr. Antonio Gómez Ramos, da Universidade Carlos III, de Madri, Dr. Agustin de la Herrán Gascón, da Universidade Autônoma de Madri, Dra. Nadja Hermann (UFRGS/PUCRS) e Dra. Margarita Sgró, da UNICEN/Tandil/Argentina. 

Para quem ainda não se inscreveu no evento, a Comissão Organizadora informa que haverá inscrições no local.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-109

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes