Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Educação recebe exposição de diários visuais



Mostra reúne trabalhos desenvolvidos por 120 alunos  

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, o Centro de Educação recebe a exposição “Diários Visuais”, realizada por alunos dos cursos de Pedagogia Diurno, Noturno e Educação Especial. A mostra reúne os diários produzidos por cerca de 120 estudantes, que trazem relatos não-cronológicos sobre as atividades desenvolvidas nas aulas durante o primeiro semestre do ano. Os trabalhos ficam expostos no hall de entrada e corredores do prédio 16B, das 8h às 22h.

Os diários foram desenvolvidos durante a disciplina Artes Visuais, ministrada pela professora Vivien Cardonetti. A partir de leituras e estudos sobre o tema ‘diários’, os alunos foram estimulados a produzir um espaço para narrativa de pensamentos, mas sem recorrer à escrita e de forma não-linear.

“O diário traz três desafios. Um é contar os fatos de forma que não seja cronológica. Os alunos podem dizer o que os afetou nas aulas, seja uma oficina ou um filme que problematizamos. O interessante de não ter uma narrativa linear é que eles sempre podem olhar para o que já fizeram e acrescentar algo”, ressalta Vivien. O formato, material e disposição dos elementos nos diários ficaram à escolha dos estudantes.

Segundo a docente, outra proposta do diário era que os alunos contassem a história por meio das imagens, sem utilizá-las como complemento de algo que já foi descrito. “O objetivo é não usar a imagem como ilustração ou representação do que está sendo escrito. A ideia é que a imagem vá além, me leve a fazer outras relações”, acrescenta.

Esta foi a primeira vez que a atividade foi desenvolvida nos cursos do Centro de Educação, de acordo com Vivien. A professora também realiza uma pesquisa sobre o tema no pós-doutorado, orientado pela professora Marilda Oliveira de Oliveira.

Serviço

Mostra “Diários Visuais”

De 30 de junho a 4 de julho, das 8h às 22h
Turmas: 11 e 12 de Pedagogia Diurno, 8 de Pedagogia Noturno e 10 de Educação Especial
Orientadoras: Profa. Dra. Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-198

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes