Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Professor da USP ministra palestra sobre impactos da tecnologia na infância

Valdemar Setzer participará de atividades na UFSM e em escolas de SM

Smarthphones e tablets, laboratórios de informática e lousas digitais são meios eletrônicos cada vez mais presentes nas escolas, privadas e públicas. No entanto, o uso inadvertido de tecnologias pode trazer algum tipo de impacto para o desenvolvimento infantil? Para o professor da Universidade de São Paulo Valdemar Setzer, doutor em Matemática Aplicada, a resposta é sim. O pesquisador estará em Santa Maria nos dias 26 e 27 de outubro para uma série de atividades sobre a temática.

“Não existe nenhum trabalho científico mostrando que a criança precisa começar cedo a usar tecnologia. Nenhum pai responsável colocará o filho para dirigir com 12 ou 13 anos, pois sabe que ele não tem responsabilidade e coordenação motora para isso. E coloca o computador por quê? Porque os efeitos prejudiciais para crianças, adolescentes e adultos do uso de meios eletrônicos não são fisicamente visíveis”, apontou o professor em entrevista à Univesp TV.

Autor de “Meios Eletrônicos e Educação: uma visão alternativa” (Ed. Escrituras, 2001), Setzer é professor titular aposentado da USP. Tem uma extensa atividade como palestrante dentro e fora do país, abordando história e aspectos filosóficos da computação, meios eletrônicos no ensino e questões filosóficas da tecnologia.

Na próxima quarta-feira (26), Setzer ministra a palestra “O impacto dos meios eletrônicos no lar, na escola e no trabalho”, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Maria. O evento terá início às 13h30 e será aberto à toda a comunidade acadêmica.

À noite, o pesquisador palestrará para alunos do Ensino Médio Integrado e Ensino Técnico da Escola Estadual Maria Rocha (Centro), a partir das 20h. O tema do debate será “O que a TV, os videogames, o computador e a internet estão fazendo comigo? O que fazer?”.

Na quinta-feira (27), Setzer conversa com professores da Escola Municipal Farencena (Camobi) sobre o impacto dos meios eletrônicos em crianças, às 9h. À noite, conversa sobre o mesmo tema com alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Especial, a partir das 19h, no auditório Multiweb (prédio 67).

As atividades estão sendo promovidas pela Direção do Centro de Educação, a Coordenação do Curso de Especialização em Docência para Educação Infantil, a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, e os Grupos de Pesquisa em Educação e Território (GPTET) e Kosmos.

Sobre o pesquisador:

Valdemar W. Setzer é graduado emEngenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1963) e fez doutorado em Matemática Aplicada pela Escola Politécnica da USP (1967). Fez Livre-docência (1976) e tornou-se Prof. Adjunto (1986) e Prof. Titular (1992) no Depto. de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde aposentou-se em 1995, mas onde continua atuando orientando alunos e dando aulas. Foi consultor da PRODESP, da PRODAM e da PCA Engenharia de Software. Tem atuado como palestrante sobre história e aspectos filosóficos da computação, meios eletrônicos e educação e questões filosóficas da tecnologia. É membro da Sociedade Antroposófica desde 1971, e de sua Classe I desde 1980, sendo seu webmaster.Foi fundador e diretor do Centro de Computação Eletrônica da USP (CCE), a quem deu esse nome, fundador e diretor do Centro de Ensino de Computação do IME, chefe dos departamentos de Matemática Aplicada e de Ciência da Computação do IME, Presidente da Comissão de Graduação do IME, membro da Comissão de Pós-graduação do IME e do Conselho Universitário da USP. Seu site contém inúmeros artigos sobre vários assuntos e recursos educacionais em computação. Confira o Lattes.

Programação:

Quarta-feira (26)
8h – Auditório do NTE: Participação no Grupo de Pesquisa Educação e Território (GPET).
13h30 às 17h – Auditório do CCS: Palestra “O impacto dos meios eletrônicos no lar, na escola e no trabalho”.
19h – Escola Estadual Maria Rocha: Palestra “O que a TV, os videogames, o computador e a internet estão fazendo comigo? O que fazer?”.

Quinta-feira (27)
8h – Escola Municipal Farencena: Palestra “O impacto dos meios eletrônicos em crianças”.
19h – Auditório da Fatec: Palestra “O impacto dos meios eletrônicos em crianças”.