Centro de Educação recebe prêmio de boas práticas da CGU

Prêmio reconheceu ferramenta de transparência em tempo real

No dia 9 de dezembro, a direção do Centro de Educação da UFSM (CE/UFSM) participou do evento do Dia Internacional Contra a Corrupção, promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), realizado em Brasília. Na ocasião, o secretário-executivo e ministro substituto, Wagner Rosário, apresentou balanço dos principais resultados alcançados em 2016, além de conduzir a premiação do 4º Concurso de Boas Práticas, que teve uma iniciativa do CE premiada na modalidade “promoção da transparência ativa e/ou passiva”, dentre os órgãos públicos inscritos.

A iniciativa premiada foi a ferramenta de gestão da transparência e controle orçamentário do CE/UFSM, representada pela professora Helenise Sangoi Antunes e pelo técnico-administrativo Rodrigo Rorato. A prática do CE, adotada com êxito desde o início de 2014, tem sido replicada também por alguns campi do Instituto Federal Farroupilha, Universidade Federal da Paraíba e Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), onde já há parceria com equipes para o desenvolvimento de melhorias contínuas, no intuito de difundir a proposta em várias outras instituições públicas, mostrando que não há empecilhos para se adotar uma política de dados abertos na gestão administrativa do setor público.

O Concurso de Boas Práticas da CGU tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas no Poder Executivo Federal que contribuam para a melhoria da gestão pública. Foram premiadas as melhores iniciativas do Brasil, avaliadas segundo critérios previamente estabelecidos, como criatividade e inovação, custo-benefício, impactos da iniciativa/contribuição para a efetividade, simplicidade e replicabilidade.