Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Memória e Educação são temas de Congresso na UFSM

O I Congresso Internacional de Memória e Educação: Narrativas (Auto) Biográficas aconteceu dos dias 30 de março a 1º de abril e foi uma organização do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – Povo de Clio, que comemora seus 20 anos de formação. O evento contou com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em História.

Foram realizadas conferências relacionadas aos temas da “Biograficidade”, pelo Prof. Dr. Peter Alheit, da Alemanha, e de “Narrativas Autobiográficas e Educação”, pela Profa. Dra. Maria da Conceição Passeggi, da UFRN. Além disso, também aconteceram intervenções poéticas, duas mesas redondas e dez simpósios temáticos com o objetivo de divulgar e discutir pesquisas realizadas no campo da Memória e Educação.

O coordenador do evento,  Prof. Jorge Luiz da Cunha, destaca que o tema do Congresso é uma das áreas que teve um dos maiores desenvolvimentos na última década no Brasil. Para José nenhum sujeito e nenhum coletivo social é capaz de produzir sentidos sobre sua existência e sobre suas ações, se não construir uma memória e uma história sobre sua existência” salientando assim, a importância das pesquisas que abordam a temática da Memória e da Educação.

 

Outras fotos e informações sobre o evento encontram-se na página.

 

 

Prof. Dr. Peter Alheit (Universidade Göttinger – Alemanha)

Prof. Jorge Luiz da Cunha