Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

II Seminário Integrador do PPGE do Centro de Educação foi realizado no final do mês de maio

Aconteceu, nos dias 25 e 26 de maio, o II Seminário Integrador do PPGE do Centro de Educação, no auditório do CTISM. O Seminário é uma atividade realizada periodicamente que tem como objetivo que as quatro linhas de pesquisa do programa (formação, saberes e desenvolvimento profissional, práticas escolares e políticas públicas, educação especial e educação e arte) tenham um espaço para discutir temas coletivos que possuem em comum e que envolvam o fato de trabalharem com as temáticas da educação.

O seminário foi organizado por uma comissão discente do PPGE, composta por acadêmicos das diferentes linhas de pesquisa. A comissão realizou um levantamento entre os estudantes e notou algumas demandas necessárias de serem abordadas no seminário, como a ética na pesquisa, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, o preenchimento da plataforma lattes e técnicas de produção de dados.

Os temas levantados, foram debatidos no evento, que contou com: palestras, apresentação artística, atividade pedagógico integradora, minicursos, relatos de docência orientada e encontro das linhas de pesquisa. Também ocorreu no hall do 16 o lançamento de livros produzidos pelos discentes do PPGE e do CE, momento de confraternização que encerrou a programação.

A coordenadora do programa, Prof. Liliana Ferreira destacou a importância do evento para que os acadêmicos e os docentes pudessem estar no mesmo lugar, tendo um momento de diálogo e discussão de pautas relativas a integralidade do programa. “Nós entendemos que seria importante que as quatro linhas estivessem juntas partilhando práticas coletivas e creio que esse objetivo foi imensamente atingido” ressaltou a coordenadora.

Segundo Morgana Christmann, acadêmica do doutorado e uma das organizadoras do evento, o seminário proporcionou momentos de integração, diálogo e trocas de experiências. Também contribuiu para fomentar discussões no contexto da pesquisa científica e do mundo do trabalho.

Palestra de abertura

Livros lançados:

Título da Obra: Educação Musical e Unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência

Organizadora: Cláudia R. Bellochio

Editora: Sulina, 2017.

Título da obra: Formação de Professores em tempos de incertezas: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores.

Organizadores: Vantoir Roberto Brancher e Valeska Fortes de Oliveira

Editora: Paco Editorial, Jundiaí, 2017.

Título: Atendimento Educacional Especializado: Estado da Arte

Organizadoras: Ana Cláudia Oliveira Pavão e Sílvia Maria de Oliveira Pavão

Editora: Pre- Pró Reitoria de Extensão da UFSM, 2017.

Título: Os casos excluídos da política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Organizadoras: Ana Cláudia Oliveira Pavão e Sílvia Maria de Oliveira Pavão

Editora: Pre- Pró Reitoria de Extensão da UFSM, 2017.

Título: Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Narrativas e Experiências. 2 ed.

Organizadoras: Claudia Cisiane Benetti, Rosane Martins Coelho, Nara Vieira Ramos e Elisete Medianeira Tomazetti

Editora: Editora e Gráfica Caxias, Santa Maria, 2017.

Título: Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, tempo e conhecimento

Autor: Liliana Soares Ferreira

Editora: Editora CRV

Texto por Luciana Turcato, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Comunicação Institucional do CE/UFSM.

Foto enviada pela organização do evento.