Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Campo Curricular – ELOS

Líder: Rosane Carneiro Sarturi

Vice-líder: Marilene Dalla Corte

NUCOM – QUAIS OS TEMAS QUE SÃO ESTUDADOS PELO GRUPO?

ROSANE SARTURI: O Grupo estuda os temas voltados para a Educação Básica e Superior. Políticas públicas e gestão educacional é a nossa coluna vertebral de todos os projetos envolvidos pelo grupo. Então nós trabalhamos com as políticas públicas desde a educação infantil até a educação superior, percorrendo os espaços da gestão, envolvendo também as práticas de educação a distância, as práticas da educação básica (considerando educação infantil, considerando o Pacto Nacional da Educação na Idade Certa, O Pacto pro Ensino Médio) as políticas públicas de formação de professores. Tudo aquilo que se voltar para política pública e que envolver as questões inerentes ao currículo são as práticas de pesquisa que o grupo vem desenvolvendo desde 2008.

NUCOM – QUAL O OBJETIVO DO GRUPO?

ROSANE SARTURI: O grupo de pesquisa pretende articular a educação básica e a educação superior. Dentro dessa articulação, nosso objetivo é movimentar, transformar a educação básica e aproximar a teoria com a prática. Ou seja, minimizar esse fragmento do que tu discute na universidade e o que tu efetivamente realiza no cotidiano. Então a maioria das pesquisas envolvidas pelo grupo tem o pé no lócus das instituições, sejam elas de escola básica, sejam elas instituições de educação superior. Buscamos sempre a transformação e a qualificação das práticas pedagógicas, administrativas e financeiras, pensando o eixo da gestão no cotidiano das instituições.

NUCOM – QUEM SÃO OS COMPONENTES DO GRUPO?

ROSANE SARTURI: O grupo de pesquisa ELOS está organizado por estudantes da graduação, estudantes da pós-graduação, professores da educação básica e técnicos administrativos. Nós não temos restrição ao perfil do sujeito que participa do grupo, muito pelo contrário, a nossa ideia é sempre agregar e promover a interlocução entre a educação básica e a educação superior. Porém, é muito caro trazer para dentro da universidade os professores da Educação Básica, então além disso, temos também professores da Educação Superior.

NUCOM – HÁ PREFERÊNCIA POR UMA GRADUAÇÃO? SOMENTE ALUNOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PODEM PARTICIPAR?

ROSANE SARTURI: Não precisa ser necessariamente do Centro de Educação. Preferencialmente olhamos para os docentes (esse é o compromisso por ter sido docente a vida inteira – 35 anos de docente e 23 anos na Educação Básica). Quando vamos trabalhar com políticas públicas e gestão educacional fica difícil para aqueles que são bacharéis, que não tem uma formação pedagógica compreender. Esses precisam de um aprofundamento teórico muito maior pra participar do grupo, o que também não chega a ser um impedimento. O grupo é principalmente para todos aqueles que se envolverem diretamente com a docência – a maioria dos componentes do grupo são licenciados.

NUCOM – QUAL A PERIODICIDADE DOS ENCONTROS?

ROSANE SARTURI: Nos reunimos periodicamente de 15 em 15 dias nas quartas-feiras a noite.

No entanto, isso oscila de um semestre pra outro, dependendo das disciplinas que eu estiver ministrando. Porém normalmente os encontros acontecem no turno da noite, tendo em vista que a maioria dos alunos ou estão envolvidos com seus cursos ou estão trabalhando na educação básica.

NUCOM – COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?

ROSANE SARTURI: Nós temos a página do grupo, onde tem nossos contatos como o e-mail, que pode ser utilizado, ou entrando em contato diretamente comigo. Geralmente estou na 3155 (coordenação do mestrado profissional), mas a minha sala de docência é a 3269, na qual os orientandos também estão. Não existe uma seleção, as pessoas são convidadas a participar e vai depender delas ter interesse em contribuir na pesquisa. Essa seleção acaba sendo natural.

NUCOM – COMO É A DINÂMICA DOS ENCONTROS?

ROSANE SARTURI: Existem encontros que são de forma organizacional, para que possamos delegar as competências para cada sujeito do grupo fazer, porque o que alimenta efetivamente as discussões teóricas são as próprias dissertações/teses/monografias/trabalhos de conclusão de curso de cada um. Em alguns momentos existem leituras de textos, mas necessariamente não é só isso. Às vezes também organizamos a nossa agenda de participação em evento, de publicação em revista, para darmos visibilidade ao trabalho e a pesquisa desenvolvida dentro do grupo.

CONTATOS:

Página do grupo:  http://w3.ufsm.br/elos/

E-mail ELOS:  grupoelosufsm@gmail.com

E-mail Rosane Sarturi:  rcsarturi@gmail.com

Telefone: 3220-8401

Entrevista e vídeo por Luciana Turcato, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Comunicação Institucional do CE/UFSM