Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Grupo de estudos e pesquisas em Arte, Educação e Cultura – GEPAEC

Líder: Marilda Oliveira de Oliveira

Vice-líder: Alice Copetti Dalmaso

NUCOM – QUAIS OS TEMAS QUE SÃO ESTUDADOS PELO GRUPO?

MARILDA OLIVEIRA: O grupo tem pensado em temas como essa educação menor, em pequenas ações que nós podemos fazer enquanto grupo de pesquisadores. Nós somos um grupo que já tem 11 anos e que vem se encontrando para pensar junto, estudar e produzir ações dentro deste campo da educação e da arte.

NUCOM – QUAL O OBJETIVO DO GRUPO?

MARILDA OLIVEIRA: Esse grupo é de 2006 e surgiu pela necessidade que os participantes sentiam de estudar os temas da educação e da arte. Eu sou uma professora que trabalha no programa de pós- graduação na LP4, que é uma linha de educação e artes, então o principal objetivo é estudar essas questões da educação e da arte atravessadas pela cultura.

NUCOM – QUEM SÃO OS COMPONENTES DO GRUPO?

MARILDA OLIVEIRA: É um grupo bem amplo, uma parte é virtual e outra é presencial. A parte presencial é formada por pesquisadores, professores em artes visuais, dança, música, teatro, psicologia e outros, totalizando aproximadamente 25 pessoas. Já a parte do grupo que é virtual, que são pessoas que participam do fórum de discussões, que mandam pelo e-mail indicações de eventos e pesquisas que estão realizando, são professores de outras instituições ou então pessoas que passaram pelo grupo presencial e hoje estão em outras universidades. Alunos da graduação e da pós-graduação também fazem parte do grupo presencial. O número total de pessoas é em torno de 53.

NUCOM – HÁ PREFERÊNCIA POR UMA GRADUAÇÃO?

MARILDA OLIVEIRA: Não há preferência por uma graduação, temos pessoas das mais diversas áreas – é um grupo bem heterogêneo, o que contribui para as discussões. Pessoas que pesquisam a temática da educação e da arte podem participar do grupo.

NUCOM – QUAL A PERIODICIDADE DOS ENCONTROS?

MARILDA OLIVEIRA: Os encontros são quinzenais, na sexta-feira à tarde, das 14h às 17h. Desde que o grupo nasceu, em 2006, as reuniões acontecem neste dia. Nos encontramos no LAV – Laboratório de Artes Visuais – 3366 – Prédio 16 do Centro de Educação.

NUCOM – COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?

MARILDA OLIVEIRA: A indicação é que seja enviado para o grupo uma carta de intenção dizendo porque quer fazer parte do grupo e o currículo. Nós apresentamos nas reuniões de grupo quem tem interesse em fazer parte, para ser decidido. Mas normalmente a gente aceita porque a ideia é sempre acolher as pessoas que tem interesse em participar.

NUCOM – COMO É A DINÂMICA DOS ENCONTROS?

MARILDA OLIVEIRA: São prioritariamente encontros de estudo, é um grupo de pesquisa mas tem se configurado muito como um grupo que se reúne para estudar junto. Como nós somos um grupo antigo, nós já experimentamos diversas dinâmicas – apresentamos nossas pesquisas, fizemos estudos de autores, em alguns momentos escolhemos um autor e estudamos toda a obra dele, entre outras. Inclusive, também convidávamos colegas aqui no Centro de Educação que sabíamos que pesquisavam esses autores para virem estudar conosco e apresentarem suas pesquisas. Já estudamos por exemplo: Roland Barthes, Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Félix Guattari e alguns outros. Atualmente o que nós temos estudado é a perspectiva do Pós-Estruturalismo, então estamos lendo um livro do James Williams que se chama “Pós estruturalismo”. A cada encontro estudamos um capítulo e três a quatro colegas ficam responsáveis pela discussão e mediação. Porque o pós-estruturalismo? Ano passado quando fizemos a avaliação do trabalho que vínhamos fazendo foi unânime pelos membros do grupo apontar a necessidade de aprofundarmos essa linha, porque tem muitas pesquisas que estão imbricadas com essa questão.

CONTATOS:

E-mail do grupo:  gepaec@gmail.com

E-mail Marilda:  marildaoliveira27@gmail.com

Local dos encontros: LAV – Laboratório de Artes Visuais – 3366 – 16

Telefone: 3220 – 8197

Entrevista e vídeo por Luciana Turcato, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Comunicação Institucional do CE/UFSM