Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Grupo de Estudos e Pesquisas Avaliação no Ensino Superior

Líder: Glades Félix

Vice-líder: Fabiane Costa

NUCOM – QUAIS OS TEMAS QUE SÃO ESTUDADOS PELO GRUPO?

GLADES FÉLIX: São temas que dizem respeito a avaliação educacional, partindo especialmente da avaliação institucional, da avaliação participativa, indicadores de educação, que dizem respeito hoje ao IDEB, ao SAEB, a prova Brasil, o PISA, entre outros. São espectros largos do sistema de avaliação implementados hoje pelo Brasil. Trabalhamos também com projetos de avaliação institucional tanto no âmbito público como no âmbito de escolas privadas, no sentido de alavancar o estudo e a cultura da avaliação, incentivando cada vez mais entre os jovens, os futuros pesquisadores o tema da avaliação institucional.

NUCOM – QUAL O OBJETIVO DO GRUPO?

GLADES FÉLIX: O objetivo que temos é fomentar o debate sobre a avaliação na universidade. É um tema antigo mas com pouca participação, tanto de professores quanto de alunos nos processos recorrentes que a universidade tem implementado. Basicamente o objetivo é fomentar e impulsionar o gosto e uma cultura de avaliação no Centro de Educação e na universidade.

NUCOM – QUEM SÃO OS COMPONENTES DO GRUPO?

GLADES FÉLIX: É um grupo de 2000, logo que o CNPQ começou a organizar os grupos de pesquisa a gente já trabalhava com a avaliação institucional na universidade, então a gente constituiu um grupo inicial, que foi alunos, professores e funcionários. Hoje diversificou-se, temos pesquisadores externos inclusive, junto com estudantes, professores e TAES do nosso Centro. Temos contato com pesquisadores na área da avaliação em Angola, Chile, Portugal, Argentina e outras áreas do Brasil. Tentamos fazer um mix, para diversificar os estudos de como ocorre nesses diferentes países os processos de avaliação institucional. É composto basicamente de professores, TAES e estudantes.

NUCOM – HÁ PREFERÊNCIA POR UMA GRADUAÇÃO? SOMENTE ALUNOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PODEM PARTICIPAR?

GLADES FÉLIX: Não, a afinidade é com o tema. Pessoas que tenham interesse e que gostem do tema da avaliação. Somos procurados por alunos que sabem que tem a comissão no centro ou que pesquisam no diretório do grupo. Os alunos que são interessados com a temática vem nos procurar. Não participam só alunos do centro de educação, porque é uma temática importante para qualquer área, temos alunos da comunicação, matemática, estatística.

NUCOM – COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?

GLADES FÉLIX: É só nos comunicar, saber os dias, e aparecer para as reuniões com as leituras prontas. Os encontros são na sala 2152. Não tem um processo seletivo, é de livre adesão, de circulação aberta.

NUCOM – COMO É A DINÂMICA DOS ENCONTROS?

GLADES FÉLIX: São separados textos para o semestre, que são divulgados antes. São textos onlines, então os participantes vem com suas leituras prontas e  reflexões e fazemos o debates. Além disso, também trazemos a tona os projetos que estamos desenvolvendo. Apresentamos os resultados pra ver no conjunto como eles estão percebendo, já que eles também ajudam a gente a desenvolver e implementar esses processos avaliativos. Não ficamos só no debate, vamos para a ação também. Ao mesmo tempo que teorizamos, praticamos a avaliação aqui no centro. Implementamos a avaliação, do ínicio ao fim, e depois com os resultados fazemos a meta avaliação, que é avaliar a avaliação daquilo que foi feito. Após cada processo de avaliação fazemos folders para distribuir pelo CE.

Então esse grupo levanta essas temáticas, questões que são envolventes para todos os gestores do centro, porque sabem que a gente estuda o conteúdo do nosso projeto pedagógico, realizando avaliação dos gestores, dos taes, dos setores privados, dos docentes, dos estudantes, dos egressos, dos estágios, entre outros.

CONTATOS:

Página do grupo: http://www.caice.ufsm.br/

E-mail: caiceufsm@gmail.com

E-mail Glades Félix: gladesfelix@hotmail.com

Telefone: 3220 – 8435

Entrevista e vídeo por Luciana Turcato, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Comunicação Institucional do CE/UFSM