Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização – GEPFICA

Líder: Helenise Sangoi Antunes

NUCOM – QUAIS OS TEMAS QUE SÃO ESTUDADOS PELO GRUPO?

HELENISE: O grupo GEPFICA existe no Centro de Educação a praticamente 15 anos. É um grupo que trabalha sobre Formação Inicial e Continuada de professores e tem produção na área de alfabetização. Trabalhamos também sobre o ciclo de vida dos professores ao longo da carreira docente, sobre classes multisseriadas, fizemos cartografias eletrônicas, no que se refere a todas as escolas mapeadas (escolas do campo e no campo) e escolas multisseriadas. Temos uma produção significativa no campo das histórias de vida, de professores alfabetizadores, participando ativamente de convênios nacionais e internacionais. Também temos um trabalho na formação continuada de professores alfabetizadores, com o projeto Pró-letramento e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

NUCOM – QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO GRUPO?

HELENISE: Os principais objetivos do grupo são trabalhar investigando a formação inicial e continuada de professores, discutir a questão das escolas do campo e no campo e escolas multisseriadas. Também todo esse processo de desvalorização que está acontecendo com os professores alfabetizadores em situação rural, quanto ao fechamento das escolas. Discutimos também sobre o ciclo de vida dos professores ao longo da carreira docente. Temos um trabalho significativo na área extensionista, trabalhando a discussão do Pacto Nacional pela Alfebetização na Idade Certa e as políticas que são direito do professor alfabetizador, na formação em serviço.

NUCOM – QUEM SÃO OS COMPONENTES DO GRUPO?

HELENISE: Nós temos professores doutores e mestres, estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos e bolsistas de iniciação científica. Também temos pessoas da comunidade que vem aqui, discutem, trabalham e se organizam pra poder fazer seu processo de formação continuada.

NUCOM – HÁ PREFERÊNCIA POR UMA GRADUAÇÃO? SOMENTE ALUNOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PODEM PARTICIPAR?

HELENISE: Não, está aberto para todos, mas pelo viés do grupo, que trabalha mais no enfoque da alfabetização, formação inicial e formação continuada, temos mais licenciados em Pedagogia e Educação Especial no grupo.

NUCOM – QUAL A PERIODICIDADE OS ENCONTROS?

HELENISE: São semanais, sempre nas sextas-feiras de manhã, das 9h às 12h na sala 3377 do prédio 16 do Centro de Educação. O dia dos encontros não se altera conforme o semestre.

NUCOM – COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?

HELENISE: É só vir nas sextas-feiras nos encontros do grupo, ou entrando em contato comigo pelo e-mail. Não há um processo de seleção, a participação é ampla e vai do comprometimento de cada um. No final todos ganham certificado de participação conforme o tempo no grupo.

NUCOM – COMO É A DINÂMICA DOS ENCONTROS?

HELENISE: Temos um cronograma de leituras para fazer que são selecionadas a partir dos projetos que estamos desenvolvendo. Nos reunimos, discutimos essas leituras, fazemos relações com os projetos de mestrado e doutorado dos integrantes e das pesquisas coletivas do grupo. Dependendo do tema é pedido uma resenha para os integrantes e depois no final do semestre pedimos um artigo, para que as pessoas possam escrever sobre um tema e encaminharmos para publicação.

CONTATOS:

Página do grupo: http://w3.ufsm.br/gepfica/

E-mail Helenise: professora@helenise.com.br

Entrevista e vídeo por Luciana Turcato, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Comunicação Institucional do CE/UFSM