Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

INAUGURAÇÃO DA GALERIA DE TELAS PNAIC/UFSM 2017/2018

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM LEGADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO RIO GRANDE DO SUL

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC foi lançado no ano de 2012, em todo o Brasil com o objetivo de cumprir a Meta 5 do PNE, que visa a alfabetização de crianças até os 8 anos de idade.

As formações oferecidas pela Universidade Federal de Santa Maria tiveram início no mesmo ano de seu lançamento, e desde então o projeto é coordenado pela professora Dra. Helenise Sangoi Antunes, do Centro de Educação – Departamento de Metodologia de Ensino, a qual tem feito a cada ano formações mais significativas, levando em consideração as vivências e trocas de experiências entre os professores formadores participantes.

No ano de 2018, os Seminários ocorreram no Hotel Dom Rafael – Cerrito, nos dias 26 e 27 de abril e nos dias 10, 11, 23, 24 e 25 de maio, abrangendo as seguintes Coordenadorias Regionais de Educação: 8a CRE, 9a CRE, 24a CRE, 25a CRE, 36a CRE e 39a CRE. Totalizando 96 municípios e 252 professores formadores locais, que após passariam as formações para seus professores alfabetizadores no seu município.

A formação do PNAIC foi se consolidando nestes anos como algo significativo para os professores dos Anos Iniciais, e esse ano com a implantação da Educação Infantil e Novo Mais Educação, pela sua dinâmica de formação. O trabalho é realizado relacionando teoria e prática, sempre proporcionando desafios, instigando os alunos a construir e reconstruir conceitos. Dessa forma foi proposta a pintura das telas, para que então os professores pudessem expressar suas emoções de forma significativa, relacionando o aprendizado com a esperança de um futuro voltado para uma melhoria e valorização da educação como um todo.

A Galeria de Telas do PNAIC/UFSM 2017/2018, foi inaugurada, no dia 05 de outubro de 2018, no 3º andar do prédio 16B, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.