Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Feira Ana Primavesi: 2 anos proporcionando uma alimentação saudável à comunidade

Em janeiro de 2014,  um grupo de agricultores de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que cultivava alimentos orgânicos com acompanhamento da Emater, procurou a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em busca de um espaço para realização de atividades que permitissem a troca de conhecimentos, experiências, diálogos e saberes relacionados à produção orgânica. Além disso, outra demanda era ter um espaço para comercializar os produtos oriundos de sua produção.

A partir de então, foram acolhidos pela instituição através de um projeto
multidisciplinar, do qual participavam os agricultores, técnicos da Emater,
professores, técnicos administrativos e estudantes da UFSM. Durante essa
caminhada, muitos diálogos foram sendo estabelecidos, uma vez que o coletivo cresceu e contava com a participação de agricultores de Santa Maria e das cidades vizinhas. Assim, em parceria com o grupo de Santa Maria (na época constituído por cinco famílias de agricultores), foi realizada, em setembro de 2017, a 1º edição da feira de orgânicos de Santa Maria, a Feira Ana Primavesi, no Espaço Multiuso da UFSM.

Hoje, a Feira ocorre no espaço localizado na cobertura da Ponte Seca, nas
proximidades do Restaurante Universitário, todas às quartas-feiras, a partir das 10h. A escolha do nome Ana Primavesi é uma homenagem à professora pioneira nos estudos em agroecologia na UFSM e no Brasil.

Por ocasião do aniversário de dois anos, em setembro de 2019, o coletivo escolheu ouvir seus parceiros consumidores e descobriram que, para eles, a feira é um lugar de cooperação, sustentabilidade, com alimentos livres de venenos e produzidos com amor. Confira abaixo programação para setembro, ainda a ser realizada nos dias 18 e 25/09:

Cartaz vertical e colorido em comemoração a 2 anos de aniversário. A cima, logo da Feira orgânica  Ana Primavesi, abaixo em caixa alta e na cor azul os textos: “Aniversário 2 anos”, “Programação:”,  abaixo, na cor azul: “Local: Feira Ana Primavesi, embaixo da ponte seca na UFSM”. A esquerda na cor  vermelha as datas: “18/09 às 10:30 - Oficina De Culinária Saudável com Raquel Rau; “25/09 às 10h -  Sorteio de uma cesta de produtos orgânicos, atrações culturais e artísticas e degustação de lanches  orgânicos”.