Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Carta Convite Pesquisa CoCASa (Coorte Comportamento Alimentar e Saúde)



Caro universitário/professor(a). 

Convidamos você para participar da Pesquisa “Influência da pandemia da COVID-19 sobre a saúde mental e comportamento alimentar de discentes e docentes de instituições de ensino superior: um estudo de coorte” nominada CoCASa (Coorte Comportamento Alimentar e Saúde). 

Essa Pesquisa tem o propósito de melhor compreender o efeito da interrupção das relações sociais e das novas rotinas acadêmicas, frutos da epidemia da COVID-19, nos níveis de ansiedade, depressão, tristeza, raiva e solidão, em estudantes e docentes das Instituições de Ensino Superior (IES), Públicas e Privadas, e o consequente adoecimento psicológico ou agravamento de alterações na saúde mental, bem como as alterações no comportamento alimentar. Abaixo, apresentamos algumas informações importantes, para que você se sinta confortável e seguro(a) para participar da Pesquisa CoCASa, que foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Nutrição/UFBA (ENUFBA), sob parecer no: 4.125.928 (CCAE: 33931520.8.0000.5023). 

Quem pode participar? 

Todos os estudantes maiores de 18 anos e professore(a)s de cursos de graduação presencial de IES do Brasil, que adotaram as medidas de distanciamento/isolamento social/quarentena, e que tiveram suas atividades acadêmicas e presenciais, suspensas. 

Por que deveria participar dessa pesquisa? 

No novo contexto da epidemia da COVID-19 e a crise mundial na saúde pública é necessário identificar se houve dificuldades de adaptação às rápidas mudanças que vivenciamos e as consequências no seu no estado emocional e comportamento alimentar, para auxiliarmos com práticas saudáveis no contexto do ensino superior. Sua adesão à Pesquisa permitirá um delineamento dessas influências, com debate sobre as repercussões e contribuições para superação, onde for necessário. 

Quanto tempo leva para responder a Pesquisa? 

A resposta ao questionário eletrônico leva aproximadamente 20 minutos. Talvez você considere muito tempo, até porque sabemos que muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas e consequentemente, muitas demandas, similares a essa, têm sido apresentadas a você. Mas, só poderemos contribuir com a análise desse cenário, com base na correta identificação dos diversos construtos relacionados à Saúde. Por isso, otimizamos o questionário, mantendo o mínimo necessário para essa investigação. 

Esperamos que você participe! 

O que significa Coorte? 

Significa que pretendemos lhe acompanhar durante e após a pandemia, considerando os aspectos já relacionados anteriormente. 

Asseguramos que você pode desistir a qualquer momento, sem nenhum tipo de ônus ou constrangimento. E ainda garantimos o sigilo sobre as informações, conforme apresentado no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que lhe é apresentado ao clicar no link abaixo. 

Como pode participar? 

Sua participação é totalmente on-line. Basta responder ao questionário eletrônico disponível nos links abaixo. E se você tiver dúvidas pode nos contatar através do e-mail: gp.casa@ufba.br

– LINK PARA PROFESSORES: https://pt.surveymonkey.com/r/coorteCO-CASAdocente 

– LINK PARA ESTUDANTES: https://pt.surveymonkey.com/r/coorteCO-CASAdiscente 

 

Saudações acadêmicas, 

Salvador-BA, 14 de Julho de 2020. 

Profa. Dra. Mônica Leila Portela de Santana 

Profa. Dra. Ana Marlúcia Oliveira Assis 

Profa. Dra. Carla de Magalhães Cunha 

Profa. Dra. Poliana Cardoso Martins 

Profa. Dra. Maria Purificação Nazaré Araújo

 


Publicações Recentes