Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Setembro Amarelo e Azul

Para o Centro de Educação, o mês de setembro é marcado por duas cores: a amarela e a azul. Sendo o amarelo pela conscientização e prevenção ao suicídio e o azul pela conscientização sobre a acessibilidade e comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. Como Centro de Educação de uma Universidade Pública entendemos que o momento social que vivemos hoje não nos é favorável, somando-se a isso as pressões do ambiente acadêmico, tanto para estudantes como para servidores Docentes e Técnicos Administrativos em Educação.

O Núcleo de Apoio à Aprendizagem da CAED-UFSM oferece Apoio Psicológico aos alunos da UFSM via chat e e-mail desde o início da suspensão das atividades presenciais. A novidade é que a partir de agora, também será possível conversar com um psicólogo por vídeo ou áudio. Acesse bit.ly/3gZvkKY.

O CVV (cvv.org.br), Centro de Valorização da Vida, está disponível 24h por dia! Busque ajuda, entre em contato pelo número 188, você não está sozinho(a)!

Para a Comunidade Surda, a escolha do mês de setembro é repleta de significados culturais e históricos, nacional e internacionalmente, alguns marcados por datas, sendo elas:

6/09 e 11/09: lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos.
23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais.
26/09: Dia Nacional do Surdo.
           Data de fundação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos, a primeira escola para surdos do Brasil.
30/09: Dia do Tradutor Interprete e Dia Internacional do Surdo