Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Ciências da Religião: retrocesso ou utopia(?), será tema de debate

O curso de Ciências da Religião (UAB/UFSM) fará um debate nessa terça-feira, às 19h30min, no Programa Atlas da Educação, do canal do YouTube do prof. Dejalma Cremonese.

O tema do debate gira em torno da discussão se a temática da Religião representa hoje um retrocesso ou ainda serve de utopia para os dilemas do momento presente.

Participarão do debate o coordenador, prof. Noeli Dutra Rossatto (CCSH/UFSM), o vice-coordenador, prof. Amarildo Luiz Trevisan (CE/UFSM), a professora e tutora do curso Sandra Elisa Réquia (PPGE/UFSM) e dois estudantes do curso, Fábio Stern e Aline Hernandes Grizbowsky.

O curso de Licenciatura em Ciências da Religião é ofertado na modalidade de Educação à Distância (EAD) pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve a primeira oferta, aprovada para ser executada entre os anos de 2017 a 2020, nos polos de Quaraí, São João do Polêsine, Cacequi, São Francisco de Paula e Constantina, todas cidades do Rio Grande do Sul.

Vale lembrar que o Ensino Religioso, objeto deste curso, é uma das cinco (05) áreas definidas como prioritárias pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e carece de profissionais licenciados na área de Ciências da Religião.

Nesse sentido, a UFSM entende ser necessário proporcionar o perfil de formação do egresso facultado a compreender e utilizar as ferramentas teóricas e práticas para trabalhar no campo religioso e especialmente educativo, com a disciplina de Ensino Religioso, levando em conta a diversidade cultural e religiosa presentes no cotidiano.

A ideia do curso surgiu no contexto do desenvolvimento do projeto de pesquisa “Catástrofe, Trauma e Resistência: Experiência Estética na Formação de Professores”, contemplado na Chamada MCTI/CNPq Nº 14/2013 – Universal (Faixa B), com tempo de execução de 01/10/2013 a 30/09/2016. A proposta do projeto buscou auscultar as modificações ocorridas no cotidiano da educação da cidade de Santa Maria/RS, decorridos alguns meses após a tragédia da boate Kiss, que vitimou 242 pessoas, na maioria jovens, sendo 115 alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O programa  vai ser transmitido pela página do GPFORMA no Facebook, podendo ser acessado pelo link do YouTube: http://bit.ly/atlascienciasreligiao