Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Atlas da Educação entrevista autor de Filosofia e Educação homenageado

O programa do YouTube “Atlas da Educação” vai entrevistar nesta terça-feira dia 03 de novembro, às 19h, o prof. Luiz Carlos Bombassaro (UFRGS), que foi recentemente homenageado em forma de Festschrift, ao completar 60 anos de idade, com a obra Vínculos filosóficos (Educs, 2020). Participam também da entrevista o coordenador do programa, prof. Amarildo Luiz Trevisan (UFSM), e os debatedores Raimundo Rajobac (UFRGS) e Maurício Cristiano Azevedo (IFFAR).

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor e Pós-Doutor em Filosofia pelas Universidades de Heidelberg e Kaiserslautern, Luiz Carlos Bombassaro é ainda membro do grupo de pesquisa Racionalidade e Formação (PUCRS), que congrega pesquisadores de diferentes universidades do Rio Grande do Sul e também do centro do país e do exterior.

Luiz Carlos recebeu esta homenagem por ser um pesquisador destacado em diferentes campos do conhecimento, desde Filosofia na Renascença, Filosofia da Educação, Epistemologia e História da Ciência. Além da abordagem de questões éticas, epistemológicas e educacionais, seus trabalhos dão ênfase especial à obra do filósofo renascentista Giordano Bruno.

Entre seus vários  livros autorais e organizados, destacam-se:  As fronteiras da Epistemologia. Como se produz o conhecimento (Vozes, 1992); Ciência e mudança conceitual: Notas sobre Epistemologia e História da Ciência (Edipucrs, 1995); Giordano Bruno e a filosofia na Renascença (Educs, 2007); Em conjunto com Jaime Paviani, publicou As fontes do humanismo latino. O sentido do humano na cultura brasileira e latino-americana. Vol 3.  (Edipucrs,  2004), entre outros.

Além de uma entrevista, na qual Bombassaro fala sobre os momentos e os temas mais significativos da sua formação intelectual e da sua atividade como professor universitário, o livro Vínculos filosóficos apresenta em três partes ensaios inéditos de renomados intelectuais brasileiros e internacionais sobre os temas filosóficos aos quais Bombassaro tem dedicado sua vida acadêmica.

Encontram-se no livro contribuições de Alessandro Pinzani, Altair Alberto Fávero, Amarildo Luiz Trevisan, Angelo Vitório Cenci, Anne Reichold, Antonio Valverde, Avelino da Rosa Oliveira, Balduino Antônio Andreola, Claudio Almir Dalbosco, Célia Elizabete Caregnato, Décio Osmar Bombassaro, Delamar José Volpato Dutra, Edison Alencar Casagranda, Eldon Henrique Muhl, Everaldo Cescon, Fabrina Magalhães Pinto, Flávia Roberta Benevenuto de Souza, Gilmar Henrique da Conceição, Gustavo Arossi, Hans- Georg Flickinger, Jaime José Zitkoski, Jayme Paviani, Jonathan Molinari, José Luiz Ames, Karen Franklin, Idalgo J. Sangali, Luiz Rohden, Maria Cristina Theobaldo, Mario Novello, Matthias Schmidt, Maurício Cristiano de Azevedo, Mauricio João Farinon, Michael Spang, Miguel Ángel Granada, Morimichi Kato, Muriel Maia-Flickinger, Nadja Hermann, Neiva Afonso Oliveira, Nelson Job, Newton Bignotto, Nora Sforza, Nuccio Ordine, Paulo César Nodari, Pedro Rosa Paiva, Pietro Daniel Omodeo, Rachel Gazolla, Raimundo Rajobac, Ricardo Navia, Sérgio Cardoso, Silvina Paula Vidal, Thomas Kesselring, Vanderlei Carbonara, Wolfgang Neuser e Willian Ricardo dos Santos.

O livro está disponível em formato e-book, com acesso livre neste link: https://www.ucs.br/educs/livro/vinculos-filosoficos/.

O programa Atlas da Educação pode ser acessado pelo canal Paideia TVFIH, do Prof. Dejalma Cremonese (UFSM), através do link: http://bit.ly/atlasbombassaro