Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Atualizações do novo site do LINCE

Divulgamos as novas atualizações do no site da Unidade de Tecnologia de Informação – LINCE.

Notícias importantes:

Ataque de vírus do tipo Ramsonware aquele que atacou o STJ

Aparelhos com Android antigo podem perder acesso a vários sites em 2021

Confira as principais revisões de segurança cibernética da Check Point para 2021

Novos livros acrescentados no ícone Educação e Tecnologia

1 – Políticas públicas, tecnologias e trabalho em educação

A obra “Políticas públicas, tecnologias e trabalho em Educação” é um convite para a refletir sobre questões essenciais para a compreensão da sociedade atual. Traz para o debate temas diversificados e multidisciplinares, dentre os quais se destacam experiências didático-pedagógicas, aprendizagem, formação docente, políticas e programas educacionais, mundo do trabalho, tecnologias e suas transformações, dentre outros.

2 – A escola e a educação do campo

Dar centralidade à escola é um desafio, pois a Educação do Campo é a modalidade que mais evidencia que a prática educativa vai além dos muros escolares. E, para cumprir o desafio, iniciamos a obra com um debate sobre a escola do campo e suas características, o que evidencia a dimensão social, cultural e política que essa escola detém. A obra também aborda elementos da legislação educacional sobre o tema, e adentra as práticas escolares, versando sobre a organização do trabalho pedagógico, a gestão democrática da escola, e, como uma espiral dialética, trata da formação de professoras e professores, que marca a formação inicial e continuada. É informativo e uma manifestação de defesa da escola do campo.

3 – Experiências e reflexões sobre a pedagogia e o social

Os textos compilados nessa coleção buscam auxiliar os docentes que se encontram em ambientes não escolares a se situarem como sujeitos educativos entre a Pedagogia e o Social. Em particular, esse volume se dedica à reflexão e às experiências de Educadores Sociais possibilitando aos que se encontram em formação inicial e continuada a pensarem, de forma criativa e emancipadora, suas próprias práticas educativas nas diversas regiões do Brasil.

4 – Experiências em extensão universitária

Este livro é constituído por capítulos decorrentes de ensaios teóricos e relatos de experiências voltados ao desenvolvimento da extensão universitária, em diferentes instituições de ensino. E na sua totalidade reforçam que os espaços criados pela
extensão, em sintonia com as práticas de ensino e pesquisa, alicerçados em certos referenciais teórico-metodológicos, são contributivos tanto para a qualificação do processo formativo de estudantes, quanto para os segmentos populacionais envolvidos nestas atividades.

5 – Trânsitos linguísticos e literários: espaços entre teoria, cultura e formação docente

A coletânea apresenta um conjunto de pesquisas que tem a linguagem como objeto central. As discussões se estabelecem a partir de trânsitos linguísticos, literários e educacionais sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas. A obra mescla pesquisas teóricas e empíricas que se voltam para aspectos diversos dos usos linguísticos, do texto literário e sua crítica, além de aspectos sobre o ensino como um todo.