Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Curso de Educação Ambiental e Educação do Campo chega à reta final com mais de 3000 inscritos

O I Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental e Educação do Campo iniciou em setembro e está chegando ao fim. No dia 8 de dezembro será realizado o último encontro, cuja temática é “Convergências e Divergências: inter-relação entre campo e cidade”. Com quatorze encontros organizados ao longo de quatro meses e com muitos convidados de diferentes partes do Brasil e da América Latina e diversos parceiros, foi possível promover o debate e a aprendizagem sobre educação ambiental e educação do campo.  No dia 15 de setembro, a transmissão de abertura teve mais de 3 mil visualizações na página do evento no Facebook e mais de 3 mil e seiscentas no Youtube. O primeiro encontro contou com a presença do Professor Doutor Dermeval Saviani, que recebeu o título de Professor Honoris Causa pela UFSM em 2019 e é um professor, filósofo e pedagogo referência no país. A Professora Doutora Anna Christine Ferreira Kist, organizadora do evento, articulou a educação ambiental crítica e a educação do campo em sua tese de doutorado, intitulada “Territórios em Resistência – Educação Ambiental Crítica em Escolas do Campo: Uma análise a partir do Curso de Extensão Escolas Sustentáveis e Com Vida/UFSM”. A sua orientadora e diretora do Centro de Educação, Professora Doutora Ane Carine Meurer, conta que a partir da tese de Anna foi possível pensar nesse evento. Partindo dessa pesquisa, Anna organizou o curso ao longo de cerca de três meses. O planejamento do evento já iniciou sendo pensado para o formato virtual. Apesar de ser um sucesso, a execução de um curso online traz desafios “porque a gente não é formado pra fazer todas essas transmissões online”, conta a Profª. Drª. Ane Carine Meuer. “Eu penso que as expectativas foram superadas em muitos aspectos. Muito embora as questões presenciais, as questões relacionadas a todas essas interações que a gente normalmente tem nos cursos, as conversas, conhecer pessoas, não está acontecendo da forma como nós fazíamos sempre no presencial, mas a gente tá conseguindo fazer de uma outra forma, na forma da possibilidade do momento”, explica Ane, que salienta que em um curso presencial seria possível reunir, no máximo, 500 pessoas, e no virtual foi possível atingir mais de 3000 pessoas. Os conteúdos dos encontros já realizados e dos dois próximos podem ser acessados no Youtube e no Facebook do evento.