Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

GRUPO MÃOS BILÍNGUES: POSSIBILIDADES FRENTE AO ENSINO REMOTO.

Carmen Amanda Wandcheer Idalgo
Academica de Educação Especial
Bolsista do projeto Mãos Bilíngues

Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e, principalmente, com a publicação do Decreto no 5626/05, a oferta de educação bilíngue passou a ser a diretriz que norteia os direitos dos alunos surdos, por considerar essa educação fundamental para o exercício da cidadania. Logo, viu-se a necessidade urgente de introduzir a prática da Língua de Sinais (LS) no espaço das licenciaturas da comunidade universitária da UFSM e em escola de ouvintes onde surdos estão incluídos.

Até o ano de 2019 o Projeto de Extensão “Grupo: Mãos Bilíngues” era, então, o responsável por introduzir o aprendizado da Língua de Sinais aos alunos/as dos anos iniciais das escolas parceiras. O projeto divide-se em dois momentos.

No primeiro momento utiliza-se a glosa (tradução da língua oral para a estrutura da língua sinalizada) de canções selecionadas com a finalidade de viabilizar a prática da Língua de Sinais para acadêmicos/as ouvintes da UFSM.
As glosas das canções escolhidas são todas preparadas e ensinadas por uma professora surda juntamente com os/as participantes do grupo.

O segundo momento é destinado ao aprendizado da LIBRAS aos alunos ouvintes dos anos iniciais das escolas municipais e/ou estaduais. Porém, em virtude da pandemia do vírus Covid-19 e a necessidade do isolamento social, o projeto necessitou passar por readequações conforme as recomendações da Comissão de Biossegurança da UFSM.

A partir de agosto de 2020, o projeto vem sendo executado semanalmente por meio de encontros virtuais, através da plataforma de videoconferência “Google Meet”. Estes encontros mantém a proposta do primeiro momento, idealizado pelo grupo Mãos Bilíngues, ou seja, a preparação da glosa de músicas infantis e, a continuidade ao aprendizado da Libras pelos acadêmicos/as ouvintes e, também pelos professores/as ouvintes das escolas parceiras do projeto. No entanto, para manter o distanciamento social, as escolas permanecem fechadas garantindo a segurança da comunidade escolar.

O segundo momento do projeto, então, precisou ter outro foco. Visto que o deslocamento do Grupo até a escola é inviável, apenas professores/as participam, de forma remota, do projeto. Sendo assim, o projeto Mãos Bilíngues continua oferecendo subsídios para desenvolver a prática e fluência da LIBRAS no contexto acadêmico da UFSM, assim como o aprendizado da Língua de Sinais aos professores das escolas parceiras.