Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Texto produzido na disciplina de Educação para Jovens e Adultos, ministrada pela Profª. Helenise Sangoi.



Rauhana Dalleaste

Ensino Remoto: e agora?

Descaso. Preocupação. Insegurança. Inquietação. Estes são alguns dos efeitos gerados pelo ensino remoto. Infelizmente, a COVID-19 vem impactando diversas áreas da sociedade. Dentre estas áreas atingidas, além da saúde e economia, está a educação, que desde o início da pandemia está enfrentando diversos obstáculos para buscar formas e meios de conduzir o ensino da melhor maneira possível, mesmo diante das dificuldades encontradas neste período.


É perceptível que no momento vivenciado o ensino remoto tem sido um assunto de extrema relevância. Entretanto, nem sempre essa forma de ensinar é vista e valorizada de maneira adequada, considerando que diversos alunos e professores estão tendo dificuldades significativas para ter acesso a esse tipo de ensino e acabam não recebendo nenhum apoio ou assistência que possibilite e/ou facilite este acesso.


O fato de o ensino remoto estar sendo percebido com tão pouca importância e desconsideração desencadeia muitas preocupações, inquietações e inseguranças. Tal fato gera estes desassossegos porque todos foram surpreendidos com essa situação e buscou-se no ensino remoto uma forma rápida de continuar os processos de ensino e aprendizagem.

Entretanto, percebe-se que esse ensino vem se mostrando cada vez mais desafiador para professores e alunos em função de muitos aspectos que o envolvem, como por exemplo, o distanciamento, o acesso a internet, a motivação, o despreparo e o desconhecimento de métodos e estratégias de ensino e aprendizagem a distância,
considerando que o ensino remoto, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas ensino através da tela de um computador. Essa forma de ensinar diz respeito a (re)invertar-se e desafiar-se diariamente para tornar esse processo mais leve e tranquilo diante da situação vivenciada.


Destaca-se então, a necessidade de que se tenha um olhar mais específico para estas questões do ensino remoto, buscando meios de proporcionar o acesso e a permanência dos alunos neste tipo de ensino.
Para que isso de fato aconteça, é importante que sejam elaborados programas e ações que contemplem e amparem o ensino remoto. Dessa forma, teremos um processo de ensino e aprendizagem que atenda a
todos e todas, valorizando a equidade.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-4623

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes