Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Texto produzido na disciplina de Educação para Jovens e Adultos, ministrada pela Profª. Helenise Sangoi.

Natalí Kulzer Barbaro

Desafios da educação no contexto pandêmico.

Atualmente a educação está enfrentando sérias dificuldades, independente de qual for seu nível, seja, infantil, fundamental, médio e/ou graduação. Todos estes, e demais, estão enfrentando uma série de conflitos para readaptar seus processos de ensino e aprendizagens por conta da COVID 19. Essa realidade fez todos reorganizar suas rotinas, aprender a estudar de um modo, que talvez nunca fosse cogitado, ou seja, a educação a distância. O ensino remoto acaba sendo algo muito distante da realidade brasileira, por isso, falar de um ensino remoto no Brasil gera bastante polêmica, uma vez que, parte dos estudantes não possuem os recursos necessários para as aulas online.

É de suma importância citar que, a educação a distância se torna um novo desafio para os estudantes, aprender a modificar sua rotina, estudar sem sair de casa, sem possuir o contato de professores, colegas, amigos e de se deslocar até a instituição, são grandes hábitos que fazem parte do alunado e que de imediato, foram quebrados. Com o tempo, a educação a distância acaba fazendo parte da nova configuração de aprendizagem do estudante, sendo ela positiva ou negativa.

Como já mencionado, são incontáveis fatores que nos fazem dependentes desse novo ensino, como: o contexto sócio cultural que o indivíduo está inserido, o acesso à internet que muitas vezes acaba dificultando a aprendizagem do aluno. De imediato, isso se interliga com a motivação dos estudantes para realizar as atividades escolares em casa, pois em tempos de educação a distância a internet se torna uma aliada para os estudos, e logo pode haver grandes dificuldades de estabelecer uma rotina de aprendizagem em casa, sendo que o aluno precisa de um grande esforço para aprender e gerenciar o tempo dentro de casa.

Enfim, são diversos impactos que a pandemia está proporcionando aos estudantes, no entanto, com algumas ações e planejamentos, é possível possuir uma boa educação regular e profissionalizante. Apesar desses inúmeros desafios do ensino a distância durante a pandemia da Covid-19, aos poucos os professores, alunos e familiares conseguem adaptar-se à realidade, promovendo uma troca de aprendizagens satisfatória.