Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Texto produzido na disciplina de Educação para Jovens e Adultos, ministrada pela Profª. Helenise Sangoi.

Gabrielly Rosa

Educação e Covid-19: os desafios que encontramos no ensino remoto em meio a uma pandemia.

Você lembra o que estava sendo noticiado no dia 26 de fevereiro de 2020? Não?

No dia 26, estava sendo noticiado o primeiro caso de Corona Vírus no Brasil, quando um senhor de 61 anos residente de São Paulo, recém chegado da Itália. A partir daí os números só aumentaram. Segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Brasil apresenta mais de 8.105. 790 casos confirmados, e 203.100 mortes decorrentes da covid-19 (11 de janeiro de 2021).

Desde o momento que os casos começaram a aumentar em março de 2020 alguns estados iniciaram uma quarentena com o objetivo de não haver uma maior proliferação do vírus, com isso, o início do ano letivo com aulas presenciais foi adiado. O pensamento era “derrotar” o vírus em poucos meses, logo, poderíamos retornar às aulas e trabalho em poucos meses. Contudo, virou uma pandemia, e o que era para ser só uma quarentena virou meses de isolamento social.

O caos que estamos vivenciando atingiu todos os setores de nossas vidas e o que achávamos que seria passageiro, transformou-se em rotina, com isso, muitas escolas e instituições de ensino demoraram para tomar uma iniciativa de um ensino à distância.

Em março de 2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) orientou escolas e instituições para reorganizar seus calendários. A partir daí surge o ensino remoto, uma nova maneira de ensino e aprendizado para professores e estudantes, utilizando as tecnologias e esse passa a ser mais um desafio a ser enfrentado, visto que o Brasil ocupa a 84º posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas, ou seja, temos uma grande variedade de realidades sociais e educacionais, sendo assim, o acesso à internet de qualidade para participar das aulas on-line, não faz parte da vida de muitos estudantes do Brasil, o que contribuirá mais, ainda para a desigualdade social, visto que, este ensino não leva em consideração as singularidades de cada indivíduo.

Esse ciclo fechará um ano no Brasil em breve, e ainda vivemos incertezas: incertezas no que se refere à saúde e à educação. No âmbito da saúde a vacina será nossa aliada para retomarmos a vida, não como antigamente, porém com mais segurança de poder sair na rua, ver familiares e amigos sem correr o risco de pegar o vírus ou transmitir para outra pessoa. Já no que tange à educação, assim como na saúde teremos grandes desafios: retomar conteúdos, retornar às aulas presenciais e aliar os aprendizados que tivemos até aqui com as tecnologias.