Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Texto produzido na disciplina de Educação para Jovens e Adultos, ministrada pela Profª. Helenise Sangoi.

Marilia de Oliveira Aquino Portela

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E COVID-19

Aulas remotas e educação a distância são necessárias para dar continuidade ao ano letivo em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19. Com a suspensão das aulas presenciais, o Ministério da Educação autorizou as aulas online e as atividades remotas. A medida abrange universidades, faculdades e escolas.

Escolhi esse assunto por ser muito importante e atual, e também por abranger muitos desafios. Desafios tanto para os professores como para os alunos em diversos contextos. Não é nada fácil para os professores darem suas aulas de forma online, muitos tem dificuldades com as tecnologias e assim em organizar as suas aulas, e principalmente a questão da internet, que afeta professores e alunos, pelo fato de não ser boa o suficiente, ou não ter.

A educação a distância não se limita somente a tecnologia, mas também está relacionada com a saúde mental, já que a educação foi uma das áreas mais afetadas pelo covid-19. Deveria ter um suporte psicológico ofertado aos professores e alunos, pois só quem está em função da educação a distância, sabe o quanto está sendo difícil e muitas vezes desmotivador, colocando assim em risco a aprendizagem.

Já que o ensino remoto é uma realidade entre nós, acredito e defendo em diferentes maneiras de estímulos para que esse ensino realmente aconteça, como materiais mais lúdicos e diversificados, vídeos animados explicativos, dinâmicas, isso são apenas exemplos de diversos trabalhos que podem serem criados, pois não adianta se falar em aulas online e elas não acontecerem, com alunos desmotivados, cansados, sem vontade de ligarem suas câmeras e participarem, sem vontade de fazerem os trabalhos propostos (não generalizando, mas sabemos que essa é a realidade de muitos).

Também acredito ser importante ressaltar sobre a participação da família, que é uma das peças chave, para que os alunos e professores saibam que tem com quem contar, com quem pedir ajudada quando se sentir abalado, com dificuldades, e principalmente para contar assuntos positivos. O apoio de quem amamos e convivemos é essencial.

A questão é que fomos todos pegos de surpresa e a comunidade teve que se adequar na medida do possível. Sabemos que o ensino nunca mais voltará a ser o que era antes, pois nos libertamos das paredes da sala de aula e descobrimos um mundo de oportunidades. Os professores vivenciaram novas ferramentas de ensinar e os estudantes de aprender dentro de suas possibilidades.