Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Texto produzido na disciplina de Educação para Jovens e Adultos, ministrada pela Profª. Helenise Sangoi.

Stefani Rubenich

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA: O que realmente importa?

Muitos eram os planos para 2020. Porém, um vírus mortal tomou conta rapidamente de várias partes do mundo inteiro, afetando diversas áreas da sociedade. Assim, com este alerta mundial de incertezas por causa do novo coronavírus ninguém está imune, mas alguns grupos serão mais vulneráveis a ele, podendo levar a
consequências fatais. Desse modo, medidas restritivas foram impostas para amenizar o alto risco de contágio.

Neste período delicado e atípico a pandemia está modificando a maneira como nos relacionamos com os outros, com o mundo e com nós mesmos o que era entendido por “normal” virou inviável enquanto isso, estamos seguindo algumas normas de convívio e higiene, buscando assim minimizar os efeitos e perdas de entes queridos ou de desconhecidos.

Assim sendo, foi necessário permanecer por longos e incansáveis meses em isolamento social, os sorrisos encobertos por máscaras, os apertos de mãos substituídos por muito álcool em gel, os beijos e os abraços por chamadas de vídeo e longas conversas virtuais na intensão de diminuir a saudade, as escolas e universidades passaram-se fechadas e as aulas presenciais substituídas por muitos encontros online, as viagens desmarcadas, as fronteiras fechadas, trabalhos remotos, o desemprego atormentando milhares de famílias, as ruas ficaram vazias e os hospitais lotados, os pequenos ou grandes planos adiados e as rotinas reorganizadas na medida do possível.

Desse modo, é imprescindível desacelerar e refletir não existe ninguém melhor que ninguém, não importa se você é rico milionário ou podre, se é alto ou baixo, gordo ou magro, se tem carro do ano ou uma mansão para morar, o que existe é uma sociedade lutando dia após dia contra um inimigo invisível no qual, está evidenciando, que não importa se você está em um país que impera pobreza ou em um de primeiro mundo, pois está assolando tanto de um, quanto de outro.

Portanto, é evidente que vida é insubstituível e muito valiosa em situações como essa, podemos aproveitar para ampliar nosso olhar e trazer novos significados para a maneira como agimos, pensamos ou sentimos. Talvez, o universo está tentando nos ensinar e nos proporcionar um momento de ressignificações, transformações, questionamentos sobre o sentido da vida e sobre o quanto as pequenas coisas importam.

Além disso, às vezes parece que essa pandemia não vai ter um fim, mas mesmo a mais terrível das tempestades tem um final e este momento em que todos estamos enfrentando irá passar. Desse modo, não podemos perder a fé e a esperança, elas são as nossas aliadas quando o desespero tentar tomar conta da nossa alma.