Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Programa Erasmus+ convida a comunidade da UFSM para participar do III Congresso Internacional de Inclusão Educacional e Social: Respostas Inclusivas no Contexto de Crise

CIISE¨21 III Congresso Internacional de Inclusão Social e Educacional. “Respostas inclusivas em contextos de crise”. (www.ciise.net)

O 3º “Congresso Internacional de Inclusão Social e Educacional” tem como eixo central os processos de redução da exclusão social. É um evento internacional dedicado a refletir sobre formas alternativas de lidar com a exclusão social e a colaborar para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, inovadoras e reflexivas. Neste sentido, o Congresso tem como objetivo consolidar as novas descobertas sobre inclusão social e educacional e, da mesma forma, projetar futuras diretrizes a partir de experiências e projetos realizados em diversos contextos sociais e geográficos para melhorar a inclusão de pessoas e grupos vulneráveis.

Principais linhas de pesquisa:

1) Inclusão educacional. O foco principal desta linha temática serão os processos inclusivos baseados e desenvolvidos no sistema escolar para atender alunos com diferentes formações e necessidades.

2) Inovação educacional. Esta seção conterá propostas sobre alternativas inovadoras, em termos educacionais, que facilitem a criação de redes de inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade. Portanto, o foco está no caráter inovador da proposta.

3) Inclusão social. Esta seção estará focada em propostas da cena social sobre a inclusão de diferentes grupos, ou seja, de entidades e / ou associações e grupos que desenvolvem sua atividade socioeducativa em contextos não formais.

4) COVID-19 e educação. Nesta linha as propostas devem enfocar os desafios e dificuldades enfrentados em decorrência da crise sócio sanitária decorrente do COVID-19 nos ambientes escolares.

5) Tecnologias de Informação e Comunicação (ICTS). As propostas nesta linha devem apresentar experiências específicas que utilizam as TICs em relação a diversos agentes que buscam promover a inclusão social e educacional.

6) Gênero e educação. Um dos desafios mais importantes nos processos de inclusão é quebrar as disparidades de gênero. Assim, esta linha está em dívida com as propostas que visam facilitar esse processo para garantir a inclusão social e educacional.

Mais informações: www.ciise.net

Contato: info@ciise.net