As práticas de ensino remoto aceleraram-se efetivamente a partir de 2020, após a pandemia da COVID-19, abrangendo diferentes áreas de conhecimento. No ensino superior, os cursos de licenciaturas passaram por mudanças estruturais, pedagógicas e tecnológicas; surgiram novas demandas e experiências que exigiram aprendizagem e uso de diferentes tecnologias para fomentar essa modalidade de ensino. Este número especial da Revista ReTeR busca reunir trabalhos sobre a temática Ensino Remoto, principalmente com foco em experiências e pesquisas realizadas nas áreas da Educação, Letras e, também, Interdisciplinar. A fim de descrever o estado da arte e reportar as iniciativas das instituições de ensino de diferentes níveis e contextos (tanto da Educação Básica, Técnico/Tecnólogos quanto do Ensino Superior e da Pós-graduação) voltadas à promoção de letramento digital, fluência tecnológica e de novos letramentos, convidamos pesquisadores interessados em debater as seguintes temáticas a submeterem seus trabalhos que abordam:
– Relatos de Práticas pedagógicas/experiências via ensino remoto na Educação Básica, Ensino Técnico/Tecnólogos, Superior ou em nível de Pós-graduação;
– Pesquisas sobre Processos de ensino e de aprendizagem de estudantes de escolas, graduação/pós-graduação associados a práticas de letramentos acadêmicos, multimodais e digitais;
– Pesquisas e relatos de experiências sobre ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais via ensino remoto, híbrido e EAD;
– Análise de tecnologias e aplicativos para uso em aulas remotas, ensino híbrido ou a distância;
– Descrição e avaliação de materiais didáticos digitais e produtos tecnológicos elaborados para uso em práticas de ensino remoto, ensino híbrido ou EAD.
Prazo de submissão:
Recebimento dos artigos pelos organizadores: 15 de Abril de 2021
Publicação do número: Julho de 2021
Mais informações em: https://periodicos.ufsm.br/reter/pages/view/chamadas
Organizadores:
- Susana Cristina dos Reis (UFSM/CAL/PPGTER)
- Giliane Bernardi (UFSM/CT/PPGTER)
- Helena Vitalina Selbach (UFSM/CAL)
- Daiane Aline Krummer (UFSM/CE)
- Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi (UEL/MEPLEM)
- Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL/PPGEL/MEPLEM)
Parceria:
- UFSM – UEL
- Programa de Pós-Graduação de Tecnologias Educacionais em Rede (http://www.ufsm.br/ppgter)
- Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) (http://www.uel.br/pos/ppgel/)
- Mestrado Profissional de Línguas Estrangeiras Modernas (http://www.uel.br/pos/meplem/)