Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Coordenador do curso de Ciências da Religião palestrará em Festival Internacional de Cinema de Brasília

O professor da Filosofia da UFSM, Noeli Dutra Rossatto, irá proferir palestra no IX Festival Internacional Cinema e Transcendência, que vai acontecer no Centro Cultural Banco do Brasil, de 7 a 18 de dezembro de 2022, em Brasília – DF. O evento tem a intenção de divulgar o conhecimento sobre o cinema do Brasil profundo e será constituído de exposição de filmes, palestras e atividades musicais e literárias que vai ajudar o público compreender as manifestações de caráter regional da nossa cultura popular. O destaque será para o sertão mitológico, místico, poético, indígena, africano, mouro, ibérico, encoberto em suas lendas, festejos e cordéis, causos, coronéis, jagunços e cangaceiros. O evento fará homenagens a Geraldo Sarno, diretor e roteirista de filmes baiano que faleceu este ano e Darcy Ribeiro, antropólogo, sociólogo, escritor que investigou em seus trabalhos a identidade cultural no Brasil contemporâneo.

O ciclo de palestras investiga raízes lusitanas em manifestações artísticas brasileiras. O tema da palestra do prof. Noeli será “Utopia, profecia e heresia: Joaquim de Fiore na cultura luso-brasileira”, tema que acompanha suas investigações e que deram título a sua tese de doutorado defendida na Universidade de Barcelona, Espanha, no ano de 2000.

Noeli é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria e atua na Linha de Pesquisa “Fenomenologia e Hermenêutica” do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e coordenador do curso de Ciências da Religião – UAB/UFSM. É membro de associações nacionais e internacionais de Filosofia medieval, tendo publicado em 2004 Joaquim de Fiore: Trindade e Nova Era, publicado pela PUCRS, em 2004. Além de obras organizadas – tais como Mística e milenarismo na Idade Média, de 2013, e O simbolismo das Festas do Divino, de 2003. É autor de numerosos artigos em periódicos nacionais e internacionais, capítulos de livros e traduções do latim e do francês para o português.

Mais informações sobre o evento encontra-se em: