Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Dissertações

Dissertação de mestrado – em andamento

 Jordana Rex Braun. Os processos formativos e os movimentos da/na aprendizagem da docência: a vivência dos contextos emrgentes em uma IES privada. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós – graduação em Educação – Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria.

Héllen de Prá da Rosa. Processos formativos de professores/alfabetizadores: contextos emergentes na educação básica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós – graduação em Educação – Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria.

Lisiane Pappis. As unidades de apoio pedagógico e os contextos emergentes na educação superior: repercussões no desenvolvimento profissional docente. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós – graduação em Educação – Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria.

Andiara Dewes. Aprendizagem da docência univeristária: a gestão em contextos emergentes. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriela Cardoso. Avaliações externas e qualidade da educação: a organização do trabalho pedagógico em classes de alfabetização. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.

Thais Pulgati Trindade. Vivências e Experiências de Estagiários de Pedagogia e Educação Especial em Contextos Emergentes. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

 

 Dissertação de mestrado – concluídas

 2017

 Karla Madrid Fonseca. Aprendizagem Docente na Educação Infantil: Movimentos de Ensinar e Aprender em Turmas Multi-Ideias. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 2016

 Andressa Wiebusch. Aprendizagem Docente no Ensino Superior: Desafios e Enfrentamentos no Trabalho Pedagógico do Professor Iniciante. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Luciana Patrícia Schumacher EidelWein. A aprendizagem da docência na ambiência pedagógica digital: construções de novas coreografias na educação básica. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Coorientador: Doris Pires Vargas Bolzan. 

 

2015

Camila Fleck. Formação inicial de professores: alfabetização e prática do estágio supervisionado. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. 

 

2013

Tasia Fernanda Wisch. Aprendizagem docente: O conhecimento compartilhado sobre a inclusão e a formação continuada no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

 Haury Temp. Formação Continuada no Ensino Superior: Um estudo com professores que atuam em cursos de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Co-Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.

2012

Silvana Martins de Freitas Millani. Aprendizagem Docente no contexto da alfabetização: movimentos formativos de professoras a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

  2011

Giovana Medianeira Fracari Hautrive. Aprendizagem docente de professores alfabetizadores de aprendizes surdos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

 2010

Greice Rabaiolli Ozelame. Aprendizagem docente: o desenvolvimento profissional de professores de classes rurais multisseriadas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Noemi Lenz. A constituição da docência no ensino superior em Letras: de professor da educação básica a docente universitário. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. 

Samuel da Silva Baratto. O Professor Substituto: repercussões na formação inicial docente – um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, . Co-Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.

2009

Verônica Cardoso Austria. Processos constitutivos da docência superior: um estudo com professores do curso de fisioterapia . Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

2008

Luciana Dalla Nora dos Santos. A antecipação do ingresso da criança aos seis anos na escola obrigatória: um estudo no sistema municipal de ensino de Santa Maria. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Francisca Lima Rodrigues. O currículo escolar e a construção da cultura escrita na alfabetização: um estudo voltado para o 1º e 2º anos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Tatiane Peixoto Isaia. A interação grupal entre pares e sua repercussão no processo de construção da lecto-escrita. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Carla Hollweg Powaczuk. As trajetórias formativas e os movimentos construtivos da professoralidade de alfabetizadora. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

  2007

Deise Becker Kirsch. A iniciação científica na formação inicial de professores: repercussões no processo formativo de egressas do Curso de Pedagogia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

 Eliane Aparecida Galvão dos Santos. Construções teórico-práticas sobre a leitura e a escrita iniciais: um estudo com professoras alfabetizadoras. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

 2006

Ana Cláudia Gonçalves Ribeiro. Mediações Pedagógicas nas práticas alfabetizadoras. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Rejane Cavalheiro. Trajetórias de formação no ensino superior: um estudo com os professores que atuam nos Cursos de Pedagogia da UFSM. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, . Co-Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.

Fabiane Puntel Basso. A estimulação da consciência fonológica e sua repercussão no processo de aprendizagem da lecto-escrita. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.