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SABERES IMPRESSOS: Imagens de Civilidade em textos escolares e não escolares: composição e circulação (décadas de 50 a 70 do século XX)

A pesquisa investiga imagens de civilidade veiculadas em livros escolares e não-escolares das décadas de 1950 e 1964. Buscar-se-ia situar tais leituras em meio a um conjunto de práticas discursivas voltadas à preparação das meninas e mulheres em sua condição de cidadãs. A análise desse material volta-se para a complexidade das relações entre o próprio texto, seu suporte, sua materialidade, seus conteúdos pretensamente educativos. Para isso, o estudo dedica-se, particularmente, em descrever e analisar o conteúdo dos textos e de imagens que estão neles impressas, relacionando-as com a construção de civilidades em intersecção com a moral vigente no período.


A PARTE E O TODO: Reforma Universitária e Políticas Públicas de Educação Superior entre o Universalismo e a Diversidade dos Direitos Humanos e Fundamentais

Este trabalho analisa o processo de construção das ações afirmativas nas Universidades Públicas, que aprovaram este programa. Observa-se ações isoladas entre as IES brasileiras, que através de regulamentação interna tem instituído políticas de ação afirmativa. A análise da instituição de cotas faz parte do programa de ações afirmativas que está contido na proposta de Reforma Universitária. A implementação das Ações Afirmativas nas IES brasileiras coloca em debate a função da educação superior no Brasil e incita a refletir sobre os grandes vieses existentes em todo o processo educacional