Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Imaginário Social – GEPEIS

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) atua desde 1993, tendo na coordenação a professora Phd. Valeska M. Fortes de Oliveira (líder do grupo) e a professora Dra. Lúcia Maria Vaz Peres (vice-líder), e o mesmo está vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

As Linhas de Pesquisa de atuação do grupo GEPEIS estão voltadas para a Formação, saberes e desenvolvimento profissional, onde procura-se desenvolver investigações sobre a Formação Inicial e Continuada nos seus diferentes níveis e espaços educativos, tendo como referência as relações sócio-políticas e culturais na constituição da docência. Ao considerar o processo identitário do professor, investiga-se as trajetórias de formação, a produção dos saberes e a aprendizagem docente, na perspectiva do desenvolvimento profissional.

Além dessa Linha de Pesquisa, o grupo atua/investiga a Formação de Professores, pois essa pesquisa oferece suporte analítico/crítico para a compreensão do processo de formação de professores em seus diversos níveis e campos de atuação, contextualizando-o a partir de fatores sócio-políticos, filosóficos, psicológicos, histórico culturais, tecnológicos e pedagógicos. Sendo assim, as pesquisas desenvolvidas nesta linha têm por horizonte a formação entendida como um continuumque abarca tanto a Formação Inicial quanto Continuada, visando o redimensionamento do profissional professor e sua atuação em diferentes contextos educativos.