Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Grupos de Trabalho

Seminário Regional de Educação do Campo – Santa Maria
 
Grupo Temático (GT) 1 – Contexto da Escola do Campo
AutoresTítulo do TrabalhoDownload
Lucinéia Lourenzi;
Carmen Rejane Flores Wizniewsky
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE VISTA GAÚCHA-RSClique aqui
Cleiton Luiz Froelich;
Carla Silveira Pereira
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA DO CAMPO JERÔNIMO MACHADO SÃO GABRIEL/RSClique aqui
Andréia Barreto do Nascimento Brum;
Clayton Hillig
MEDIAÇÕES E SIGNIFICAÇÕES DO MUNDO RURAL E DA EDUCAÇÃO DO CAMPOClique aqui
Tatiana Puchale Gonçalves;
Carla Silveira Pereira;
Daniele Barros Vargas Furtado;
Ane Carine Maurer
A ESCOLA DO CAMPO COMO PROTAGONISTA NA FORMAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DE ALUNOS PERTENCENTES AO MOVIMENTO SEM TERRAClique aqui
Maiquel Ivan RossatoLIMITES E POSSIBILIDADES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA SANTA CRUZClique aqui
Tânia Mara De Bastiani;
Luciana Pinto Fernandes
ESCOLA E MST: EM BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIALClique aqui
Aline Guterres Ferreira;
José Geraldo Wizniewsky;
Ana Cecília Guedes;
Daiane Loreto de Vargas;
Dreisse Fantinelli
EXEMPLO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO BASEADA NOS PRINCÍPIOS DO ENFOQUE AGROECOLÓGICO E NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIAClique aqui
João Paulo Reis Costa;
Virginia Elisabeta Etges;
Cristiana Vergutz
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL – EFASC: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO VALE DO RIO PARDOClique aqui
 Grupo Temático (GT) 2 – História da Educação do Campo 
Maria Rute Depoi da Silva;
Neiva Lilian ferreira Ortiz
A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO HISTÓRICO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕESClique aqui
 Grupo Temático (GT) 3 – História, Trabalho, Cultura e Educação do Campo no Contexto Regional 
Ursulina Rozete Antunes MarionEDUCAÇÃO NO CAMPO: valorizando a cultura de uma localidadeClique aqui
Elias Cósta de Oliveira;
Alexon Messias da Rocha;
Cícero Santiago de Oliveira
ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA EM SANTA MARIA: DIAGNÓSTICO E CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS DE APOIOClique aqui
Ana Justina;
Cezar De David;
Ivanio Folmer
PENSANDO A EDUCAÇÃO NO CAMPO: Interpretando os desafios e as diferenças para uma educação no campo, nas escolas do Campo no município de Santa Maria.Clique aqui
Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Erica Adriane Maciel de Los Santos;
Eril Medeiros da Fonseca;
Loossllen Queerolayn Goulart dos Santos
COMPREENDENDO O SER PROFESSOR DO CAMPO ATRAVÉS DAS NARRATIVASClique aqui
 Grupo Temático (GT) 4 – Estado, Políticas Públicas e Educação do Campo no Contexto Regional 
Luciana Pinto Fernandes;
Tânia Mara De Bastiani
PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA AS ESCOLAS DO CAMPOClique aqui
Simone Bochi Dorneles;
Graciela Delevati Caldeira;
Mara Eloiza Martins Xavier;
Márcia H. Chaves Martins
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO COM BASE NA POLITECNIAClique aqui
Neiva Lilian Ferreira Ortiz;
Maria Rute Depoi
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PARA O CAMPO NO VALE DO JAGUARIClique aqui
  Grupo Temático (GT) 5 – Alternativas de Produção e Reprodução Social 
Marilucia Ben;
Mariangela Richart
A DES(EDUCAÇÃO) DO COOPERATIVISMO NO OESTE DO PARANÁ: COOPERATIVA AGRONDUTRIAL LAR E COPAGRILClique aqui
João Silvano ZanonO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E RESGATE DE SABERES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BERNARDINO FERNANDES, DISTRITO PAINS, SANTA MARIA, RSClique aqui
Eloês de Fátima Nunes Trindade;
Leonice Aparecida Alves Mourad
AS RELAÇÕES ENTRE A EXTENSÃO RURAL E OS AGRICULTORES TRADICIONAISClique aqui
Katiane Machado da Silva;
Elisabeth de Fátima da Silva Lopes
FORMAÇÃO DOS IDOSOS DO CAMPO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: “Do Fazer Fazendo” – Idosos do MST e o Trabalho.Clique aqui
Patrícia da Silva PereiraESPAÇOS DE CULTURA COMO ESPAÇOS DE AÇÃO EDUCATIVA: O CASO DO AFRO-SUL ODOMODE, EM PORTO ALEGRE/RS.Clique aqui
Josiane Silva da Rosa;
Rafaela Vendrusculo
A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPOClique aqui
Valquiria Conti;
Helena Maria Beling;
Jacson Dreyer Schumacher
ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA: AS ESCOLAS DO CAMPO DE IBARAMA/RS E O PROJETO “GARANTINDO O FUTURO, PRESERVANDO AS SEMENTES CRIOULAS”Clique aqui
  Grupo de Trabalho (GT) 6 – Práticas alternativas de Educação Básica na Escola do Campo 
Viviane de Almeida Lima;
Crisna Daniela Krause Bierhalz
ANÁLISE DA CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DA LICENCIATURA EM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UNIPAMPA- DOM PEDRITOClique aqui
Karen Rodrigues Capello;
Maique Argenta Ribeiro;
Sandi Mumbach
A INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPOClique aqui
Denise Valduga Batalha;
Lorena Ines Pererini Marquezan;
Helenise Sangoi Antunes
RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO ATRAVÉS DA A AFETIVIDADENO COTIDIANO ESCOLARClique aqui
Lidiane Gripa SilveiraRELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MINHOCAS E CRIANÇAS: MUITAS DESCOBERTAS E APRENDIZAGENSClique aqui
Carina Vallejos de Moura;
Debora Silvana Vaz Soares
SURDEZ EM FOCO: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DO CAMPOClique aqui
Angelita Zimmermann;
Franciele Druzian;
Ane Carine Meurer
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTEXTOS E PROPOSIÇÕESClique aqui
Janine Farias Menegaes;
Márcio Rogério Barbieri Sarzi Sartori;
Fernanda Alice Antonello Londero Backes;
Calinca Barão de Ávila
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA MANDALA VEGETAL DE PLANTAS BIOATIVAS E ESPAÇO DA LEITURA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ARROIO GRANDE, SANTA MARIA, RSClique aqui
Márcia Kaipers MachadoA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTALClique aqui
 Grupo de Trabalho (GT) 7- Gestão Escolar da Educação do Campo 
Eliane de Lourdes Felden;
Thiago Santi Bressan
GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO DO CAMPOClique aqui
Carine Marques CharãoORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO NOVA SANTIAGOClique aqui
   
 Seminário Regional de Educação do Campo – Erechim 
   
 Grupo de Trabalho (GT) 1 
Gilmar de Azevedo;
Thaís Janaina Wenczenovicz
EDUCAÇÃO E MÍDIA: SENSACIONALISMO E FAIT DIVERS – O CASO “JÚLIO ROSA”, DE O NACIONALClique aqui
Maria Isabel FariasA DESTERRITORIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS DÉCADAS DE1990 E 2000 NO SUDOESTE DO PARANÁClique aqui
Mayane Haushahn. BuenoTRABALHO AGRÍCOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR: INTERFACES ENTRE A CASA FAMILIAR RURAL DE QUILOMBO E O INSTITUTO EDUCAR DEPONTÃOClique aqui
Ana Maria Bueno Accorsi;
Maurício Paraboni Detoni;
Thaís Janaina Wenczenovicz
ORALIDADE E FORMAÇÃO MILITAR: REFLEXÕES ACERCA DAS TEORIAS CURRICULARES E A PRÁTICA MILITARClique aqui
Monica Maria Tourinho;
Mauricio Roberto da Silva
O MOVIMENTO DAS MULHERES CAMPONESAS, A EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRÁTICAS EDUCATIVASClique aqui
Maria Simone Vione Schwengber;
Fernando Jaíme González;
Naira Leticia Giongo Mendes Pinheiro;
Cauana Peyrot Conceição;
Emanuely Fontana;
Raira Taciane Libardi Matana
MULHERES RURAIS, CUIDADOS DE SI E PRÁTICAS DE LAZERClique aqui
Matheus Fernando Mohr;
Naira Estela Roesler Mohr
MODOS DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVASClique aqui
Vinícius Oliveira;
Fábio Feltrin de Souza
MEMÓRIAS EM DISPUTA: UMA REFLEXÃO SOBRE A COLÔNIA ANARQUISTA DE EREBANGOClique aqui
Bruno Antonio PicoliESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO SOCIOCULTURAL DOS ATINGIDOS PELA BARRAGEM DE ITÁ REASSENTADOS EM CAMPOS NOVOS-SC: APONTAMENTOS SOBRE A RETERRITORIALIZAÇÃO DOS OUTSIDERS ATRAVÉS DO RECURSO À MEMÓRIAClique aqui
 Grupo de Trabalho (GT) 2  
Rudimar BareaDIÁLOGO PEDAGÓGICO ENTRE PAULO FREIRE E ENRIQUE DUSSEL. UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO POPULAR!Clique aqui
Paoline Bresolin;
Elise Helene Moutinho Bernardo de Moraes;
EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: CURRÍCULO E IDENTIDADE NA CONSTRUÇÃO DA INFÂNCIAClique aqui
Monica Maria Tourinho Oldiges;
Mauricio Roberto da Silva
O MOVIMENTO DAS MULHERES CAMPONESAS, A EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRÁTICAS EDUCATIVASClique aqui
Dirceu BenincáEDUCAÇÃO DO CAMPO: NOVO PARADIGMA TEÓRICO, METODOLÓGICO E POLÍTICOClique aqui
Edilaine Aparecida VieiraLIVROS DIDÁTICOS PARA AS ESCOLAS DO CAMPO: CONHECENDO O PNLDCAMPOClique aqui
Viviane de Almeida Lima;
Crisna Daniela Krause Bierhalz
ANÁLISE DA CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UNIPAMPA- CAMPUS DOM PEDRITOClique aqui
Vânia Aguiar PinheiroPEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA PERSPECTIVA TRANSFORMADORA?Clique aqui
Sandra Simone Höpner Pierozan;
Liane Vizzotto
A MUNICIPALIZAÇAO DA EDUCAÇÃO (DO CAMPO) EM SANTA CATARINA: O CASO DE CONCÓRDIA – SCClique aqui
Mara Teresinha Rodrigues TerraO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NA 15ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-RS: PERSPECTIVAS CURRICULARESClique aqui
 Grupo de Trabalho (GT) 3 
Beatris Fátima Bueno Gaik;
Janaina Hoffmann;
Patrícia Bernstein;
Silvava Hollerwerger;
Marilane Maria Wolff Paim
A RELAÇÃO DO PIBID FRENTE A TEORIA E A PRÁTICAClique aqui
Andrei Pedro Vanin;
Henrique de Lima Santos
UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SUA RELAÇÃO COM A CRIAÇÃO DE CONCEITOSClique aqui
Alíssia Barberini;
Cândida Chiaparini;
Gleicimara Ana Volfe;
Patrícia Bernstein
PRÁTICAS DE LEITURA DOS TERCEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GAURAMA-RSClique aqui
PELIN, R.T.DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO NO CAMPO SOB O ENFOQUE DA GESTÃO DEMOCRÁTICAClique aqui
Paulo Ricardo Oliveira de MouraO ENSINO DA HORTA ESCOLAR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SERTÃO/RSClique aqui
Clariana Maria Werkauser Bressiani;
Maria de Loudes Bernartt
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRATICA PEDAGÓGICA DE EXTENSÃO DA UTFPR- DOIS VIZINHOS COM A CASA FAMILIAR RURAL DE MANFRINÓPOLIS.Clique aqui
Neusa Terezinha Alves Bento;
Silvana Hollerwerger
GESTÃO ESCOLAR E O PIBIDClique aqui
Angélica PrychuaALTERNÂNCIA: UMA NOVA POSSIBILIDADE EDUCATIVAClique aqui
 Grupo de Trabalho (GT) 4 
Daiana Paula Varotto;
Henrique Antônio Trizotto
DOCUMENTÁRIO A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOURADOClique aqui
Dilceu Plens;
Juliana Adriano;
Matheus Henrique de Quadros Correia
CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA. ESTUDO DE CASO JUNTO A EEM PAULO FREIREClique aqui
Rudimar Barea;
Leomar Fernando Mattia
A SISTEMATIZAÇÃO COMO PRÁXIS PEDAGÓGICAClique aqui
Tiago Prestes;
Helida Santi Pereira;
Luana Carletto da Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: AFIRMANDO A EDUCAÇÃO POPULARClique aqui
Fernanda MayUMA ESCOLA DO CAMPO NA CIDADE?Clique aqui
Cândida Chiaparini;
Alíssia Barberini
PRÁTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS NA BIBLIOTECA ESCOLAR E NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL COM ALUNOS DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GAURAMA/ RSClique aqui
Neli T. BadalottiEDUCAÇÃO ALTERNATIVA VOLTADA AOS JOVENS DO CAMPOClique aqui
Édine Berto;
Graziela Vitória Donin
ESCOLA RURAL VALENTIM BERTOClique aqui