Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Iniciação Científica

Orientações em andamento

 Dóris Waleska Gubert. Educação Superior e Contextos Emergentes (PUC/RS). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA/FAPERGS/CNPq.

Marina Cereta. Docência e Processos Formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Iniciação Científica. (Graduanda em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Tayane Garcia Pereira. Docência e Processos Formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Iniciação Científica. (Graduanda em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

   

Orientações concluídas

 2018

 Eduarda Rodrigues Roubuste. Cultura escrita: práticas alfabetizadoras na escola. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

Jéssica Gelocha. Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

Jéssica Ribeiro Pippi. Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Educação no Campo – Ead) – Universidade Federal de Santa Maria, PROBIC/CNPQ.

 

2017

Marilia Salles Bastos. Docência e Processos Formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

Jordana Rex Braun. Docência e Processos Formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Helena Ludwig. Docência e Processos Formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

2016

Andiara Dewes. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

Hellen de Prá da Rosa. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

 Marilia Salles Bastos. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

2015

  Andiara Dewes. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Marilia Salles Bastos. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

 Hellen de Prá da Rosa. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

 Thaís Pulgatti Trindade. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

2014

 Thaís Pulgatti Trindade. Aprendizagem da Docência: Processos Formativos de Estudantes e Formadores da Educação Superior. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Andiara Dewes. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

  Marilia Salles Bastos. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

  Hellen da Prá da Rosa. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, PROBIC/CNPQ. Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.

  Raquel Brischke. Cultura Escrita: saberes e fazeres docentes em construção. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

 Thaís Pulgatti Trindade. A pesquisa como provocadora de novos saberes: quem é o professor iniciante?. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 Hellen de Prá da Rosa. A aprendizagem da docência: a dinâmica organizacional do currículo de um curso de Pedagogia. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

  Andiara Dewes. Aprendizagem da docência: atividades de formação dos professores dos cursos de pedagogia de uma IES. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

 Marilia Salles Bastos. Múltiplas facetas na proposição de um curso de licenciatura: a formação do educador especial em debate. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

 Gabriela Cedalia Cardoso. A aprendizagem da docência: a dinâmica organizacional do currículo de um curso de Pedagogia. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

 Raquel Brischke. Saberes e fazeres docentes sobre a cultura escrita: a construção de circuitos de atividades diversificadas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas. 

 2013

 Marilia Salles Bastos. Aprendizagem da Docência: Processos Formativos de estudantes e formadores da Educação Superior. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

Thaís Pulgatti Trindade. Aprendizagem da Docência: Processos Formativos de Estudantes e Formadores da Educação Superior. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Andiara Dewes. Aprendizagem da Docência: Processos formativos de estudantes e formadores da Educação Superior. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

Hellen da Prá da Rosa. Aprendizagem da Docência: Processos formativos de estudantes e formadores da Educação Superior.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, PROBIC/CNPQ.

Fernanda dos Santos Brum. Aprendizagem da Docência: Processos formativos de estudantes e formadores da Educação Superior. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriela Cedalia Cardoso. Cultura Escrita: saberes e fazeres docentes em construção. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

2012

 Andressa Wiebush. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos das professoralidade na educação básica e superior. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

Thaís Pulgatti Trindade. Cultura escrita: saberes e fazeres docentes em construção. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

 2011

 Karla Madrid Fonseca. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Fernanda Sanchotene Saraiva. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

Aline da Fontoura Prates. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

Thaís Pulgatti Trindade. Cultura Escrita: inovações metodológicas na escola. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

Daniela Dal Ongaro. Aprendizagem da Docência: Processos Formativos de estudantes e formadores da Educação Superior. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

2010

 Renata Oliveira Melgarejo. Projeto de Pesquisa Cultura Escrita: inovações metodológicas na escola. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

Karla Madrid Fonseca. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Fernanda Sanchotene Saraiva. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

2009

 Tatiane Cristine Fröelich. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para a educação básica e superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

Karla Madrid Fonseca. Projeto de Pesquisa Cultura Escrita: inovações metodológicas na escola. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

Fernanda Sanchotene Saraiva. Projeto de pesquisa: Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriela Da Ros Araújo. Projeto de Pesquisa Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

Renata Melgarejo. Projeto de Pesquisa: Cultura Escrita: inovações metodológicas na escola. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

Karla Madrid Fonseca. Projeto de Pesquisa: Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Josiely Niederauer Brasil. Projeto de Pesquisa: Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas pesrpectivas para educação básica e superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

2008

 Vanessa Dorneles. APRENDIZAGEM DOCENTE E PROCESSOS FORMATIVOS: novas perspectivas para a educação básica e superior. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Tatiane Cristine Froelich. APRENDIZAGEM DOCENTE E PROCESSOS FORMATIVOS: novas perspectivas para a educação básica e superior. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Tásia Fernanda Wisch. Aprendizagem Docente e processos formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

Elisete Silveira. Aprendizagem docente e Processos formativos: novas perspectivas para educação básica e superior e. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

Karla Madrid Fonseca. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para a educação básica e superior. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

Lidiane Bessauer Nunes. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

2007

 Alexandra Pozzatti Marchesan. Atividades Diversificadas em Sala de Aula: construindo saberes e fazeres acerca da leitura e da escrita. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

Tasia Fernanda Wisch. Aprendizagem docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

2006

Silvana Martins Freitas Millani. O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a Alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. 2006. 25 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Carla Markus Lopes. Atividades Diversificadas em Sala de Aula: compartilhar e recosntruir saberes e fazeres. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

Alexandra Pozzatti Marchesan. Atividades diversificadas em Sala de Aula: compartilhar e recosntruir saberes e fazeres. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

Lisiane Pappis. Atividades diversificadas em sala de aula: construindo e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

2005

 Rosangela Bitencourt Mariotto. Atividade Diversificada em Sala de Aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita.. 2005. 25 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Probic Programa Institucional de Iniciação Científica.

Lisiane Pappis. Atividade diversificada em sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2005. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

Carla Markus Lopes. Leituras de mundo e vivências pedagógicas: o processo de formação docente em construção. 2005. 15 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Financiamento Institucional Para Extensão.

Carla Denise Berwanger. Atividade Diversificada em sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2005. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Científica.

Mozara Zasso Spencer. Atividades Diversificadas em Sala de Aula: saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2005. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Programa das Licenciaturas, Programa das Licenciaturas.

 2004

 Deise Becker Kirsch. Atividade Diversificada em sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2004. 22 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Manuelli Cerolini Neuenfeldt. O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. 2004. 82 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Silvana Martins Freitas Millani. Atividades Diversificadas em Sala de Aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2004. 30 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2003

 Elisa Cristina Richardt. O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. 2003. 25 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2002

 Greice Rabaiolli Ozelame. Processo de leitura e escrita: uma construção compartilhada entre jovens e adultos. 2002. 25 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Greice Rabaiolli Ozelame. O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Lediana Cargnin. O aluno/professor e a alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. 2002. 28 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

1998

 Ana Deise Ávila Saccol. A importância dos Antecessores cognitivos na construção da leitura e da escrita: uma análise das primeiras séries. 1998. 35 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Viviany Fontoura Nunes. A importância dos antecessores cognitivos na construção da leitura e da escrita: uma análise das primeiras séries. 1998. 35 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.