Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Livros Publicados

Obra: ISAIA, S. M. A. O professor de licenciatura: Desafios para a sua formação. In: Lauraci Dondé da Silva; Tamara Polenz. (Org.). Educação e contemporaneidade: Mudança de paradigma na ação formadora da universidade. 1 ed. Canoas: Editora ULBRA, 2002, v. 1, p. 143-162.

Obra: ISAIA, S. M. A. O professor Universitário no contexto de suas trajetórias como pessoa e profissional. In: Marilia Morosini. (Org.). Professor do Ensino Superior. Identidade, Docência e Formação.. 2ª ed. Brasília: Editora Plano, 2001, v. 1, p. 35-60.

Obra: ISAIA, S. M. A. Formação do Professor do ensino superior: tramas na tessitura. In: Marília Costa Morosini; Maria Estela Dal Pai Franco; Marlene Correro Grillo; Maria Isabel da Cunha; Silvia Maria de Aguiar Isaia. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. 1ª ed. Porto Alegre: FAPERGS/ RIES, 2003, v. 1, p. 241-251.

Obra: ISAIA, S. M. A. Professores de Licenciatura: concepções de docência. In: Marília Costa Morosini; Marlene Correro Grillo; Maria Estela Dal Pai Franco; Maria Isabel da Cunha; Silvia Maria de Aguiar Isaia. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. 1º ed. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, v. 1º, p. 263-277.

Obra: MACIEL, A. M. R.; SILUK, A. C. P. Formação na Docência Universitária e redes virtuais de Conhecimento. In: Marília Costa Morosini; Marlene Correro Grillo; Maria Estela Dal Pai Franco; Maria Isabel da Cunha; Silvia Maria de Aguiar Isaia. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. 1º ed. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, v. 1º, p. 279-293. 

Obra:  ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Tessituras dos processos formativos de professores que atuam nas licenciaturas. In: Oswaldo Alonso Rays. (Org.). Educação matemática e física: subsídios para a prática pedagógica. 01 ed. Santa Maria: Editora Unifra, 2006, v. 01, p. 69-86.

Obra:  ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: Dilvo Ristoff ; Palmira Sevegnani. (Org.). Docência na Educação Superior. Brasília: INEP, 2006, v. 5, p. 63-84.

Obra:  ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Trajetória profissional docente: desafios à professoralidade. In: Maria Estela Dal Pai Franco; Elizabethe Diefenthaeler Krae. (Org.). Pedagogia Universitária e Áreas do Conhecimento. 1ª ed. Porto Alegre: ediPUCRS, 2007, v. 1, p. 107-118.

Obra:  ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente como articuladora da formação e do desenvolvimento profissional dos professores da Educação Superior. In: Engers, Maria Emília; Morosini,Marília. (Org.). Pedagogia Universitária e Aprendizagem. 1 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, v. 2, p. 153-165.

Obra: ISAIA, S. M. A. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: Cunha, Maria Isabel. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia Universitária. 1 ed. Campinas: Papirus, 2007, v. 1, p. 161-177.

Obra: ISAIA, S. M. A. A teoria gardneriana e a problemática da Educação: desafios para a formação de professores. In: Ayrton Correa; Ana Luisa Ruschel Nunes. (Org.). O ensino de artes visuais – uma abordagem simbólico-cultural. 1 ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 2007, v. 1, p. 9-44.

Obra: Obra: BOLZAN, Doris Pires Vargas. Pedagogia Universitária e processos formativos: a construção do conhecimento pedagógico compartilhado In: Eggert; Traversini; Peres; Bonin. (Orgs.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. 1 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 1, p. 102-120.

Obra:  ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente: Sua compreensão a partir das narrativas de professores. In: Traversini; Eggert; Peres; Bonin. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. 1 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 2, p. 618-635.

Obra: ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Trajetória profissional docente: desafios à professoralidade. in: Pedagogia Universitária e Áreas do Conhecimento. Maria Estela Dal Franco, Elizabeth Diefenthaeler Krahe. Porto Alegre, Editora: EDIPURS, 2007, p.107-118  MOROSINI, M.C.. Pedagogia universitária e a RIES: novos tempos. in: Pedagogia Universitária e Áreas do Conhecimento. Maria Estela Dal Franco, Elizabeth Diefenthaeler Krahe. Porto Alegre, Editora: EDIPURS, 2007, p.307-317

Obra: MOROSINI, M.C.. Impacto das sociedades tecnologicamente avançadas na aprendizagem universitária: cidadania, empregabilidade e comprometimento. in: Pedagogia universitária e aprendizagem. Maria Emília Amaral Engers, Marília Costa Engers(orgs.). Porto Alegre: EDIPURS, 2007, p.87-103  ISAIA, S.M.A.. Aprendizagem docente como articuladora da formação e do desenvolvimento profissional dos professores da educação superior. in: Pedagogia universitária e aprendizagem. Maria Emília Amaral Engers, Marília Costa Engers(orgs.). Porto Alegre: EDIPURS, 2007, p.153-165

Obra: ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. in: Linhas Críticas: Revista semestral da Faculdade de Educação – UNB. Brasília: 2008, p.43-59

Obra:BOLZAN, D.P.V.. Atividade discursiva como elemento mediador na construção do conhecimento pedagógico compartilhado. in: Reflexões políticas educacionais. p.117-128

Obra:TELLES, João Antonio. A trajetória Narrativa: Histórias sobre a prática pedagógica e a formação do professor de línguas. in: Edla Eggert (Org.). IV Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino. São Paulo: editora PAPIRUS, 2007, p.161-177

Obra:ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. in: Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Maria Isabel da Cunha (orgs.). São Paulo: editora PAPIRUS, 2007, p.161-177

Obra: MACIEL, A.M.R, SILUK, A.C.P..Formação na Docência Universitária e Redes Virtuais de Conhecimento. in: Marília Costa Morosini, Marlene Correro Grillo, Maria Estela Dal Pai Franco, Maria Isabel da Cunha, Sílvia Maria de Aguiar Isaia (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, p.279-293

Obra: MOROSINI, Marília Costa. Pedagogia universitária e Campo de Conhecimento: RIES – Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior. in: Marília Costa Morosini, Marlene Correro Grillo, Maria Estela Dal Pai Franco, Maria Isabel da Cunha, Sílvia Maria de Aguiar Isaia (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, p.219-228

Obra: ISAIA, S.M.A..Professores de Licenciatura: Concepções de Docência. in: Marília Costa Morosini, Marlene Correro Grillo, Maria Estela Dal Pai Franco, Maria Isabel da Cunha, Sílvia Maria de Aguiar Isaia (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, p.263-277

Obra: OLIVEIRA, Valeska Fortes.Professor Universitário: Saberes Acadêmicos e Demandas Profissionais. in: Marília Costa Morosini, Marlene Correro Grillo, Maria Estela Dal Pai Franco, Maria Isabel da Cunha, Sílvia Maria de Aguiar Isaia (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, p.253-261

Obra: ISAIA, S.M.A..Formação de Professores no Ensino Superior: Tramas na Tessitura. in: Marília Costa Morosini, Marlene Correro Grillo, Maria Estela Dal Pai Franco, Maria Isabel da Cunha, Sílvia Maria de Aguiar Isaia (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, p.263-277

Obra: CUNHA, Maria Isabel. A Educação Superior e o campo da pedagogia universitária: legitimidades e desafios. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.349-373

Obra:MACIEL, A. M. R.. A geratividade docente na educação superior e os movimentos (trans)formativos para o desenvolvimento profissional. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.281-297

Obra: MOROSINI, Marília Costa. Apresentação. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.9-24

Obra: OLIVEIRA, Valeska Fortes. O grupo como dispositivo de formação: conhecendo trajetos na educação superior. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.101-120

Obra:ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Trajetórias da docência: articulando estudos sobre os processos formativos a a aprendizagem de ser professor. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.121-143

Obra: MOROSINI, Marília Costa. Universitas/RIES – a pesquisa como formação. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.415-429

Obra: ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Construção da profissão docente: possibilidades e desafios para a formação. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.163-176

Obra:Obra: MACIEL, A.M.R.. Desenvolvimento e realização do profissional docente: a saúde emocional no processo autoeducativo. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior.Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.149-163

Obra:MOROSINI, Marília Costa. Docência e internacionalização da educação superior no Brasil. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior.Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.49-61

Obra: OLIVEIRA, Valeska Fortes. Em que espelho andamos nos projetando? entre representações e saberes – o professor universitário. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior.Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.107-119

Obra: ISAIA, S.M.A.. Na tessitura da trajetória pessoal e profissional: a constituição do professor do ensino superior. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior.Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.95-105

Obra: MACIEL, A.M.R.. O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans)formativa. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior.Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.63-77

Obra: livro teste