Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Periódicos

Artigos completos publicados em periódicos

  POWACZUCK, Ana Carla H.; BOLZAN, Doris P. V. A organização do trabalho pedagógico no processo de alfabetização: reflexões sobre as mediações pedagógicas na sala de aula. ISSN: 1853-3256. REVISTA DIGITAL DE POLITICAS LINGUISTICAS. , v.10, p.73 – , 2018.

BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS; POWACZUK, Ana Carla Hollweg ; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Ser formador nas licenciaturas: desafios da aprendizagem docente ISSN:1809-4309. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 13, p. 01-20, 2018.

DEWES, ANDIARA ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS . Gestão universitária a partir da narrativa de professores gestores de departamentos didáticos. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 1, p. 39, 2018.

DAL ONGARO, DANIELA ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS ; WISCH, TASIA FERNANDA . A organização da vida e da realidade escolar: olhares sob a perspectiva das experiencias socioculturais. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 1, p. 9, 2018.

FLEIG, M. T. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Processos formativos para a docência: o que dizem os estudantes de Pedagogia de uma IES pública?. EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS, v. 8, p. 3, 2017.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, A. C. H. . Docência Universitária: A Construção da Professoralidade. Revista Internacional de Formação de Professores (RIPF), v. 02, p. 160, 2017.

BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS; POWACZUK, ANA CARLA HOLWEG . Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência. Roteiro, v. 42, p. 107, 2017.

  MARTINS, A. C. ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS . EVENTOS QUE INVADEM E INFLUENCIAM A DOCÊNCIA. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 13, p. 139-148, 2017.

HAUTRIVE, Giovana M. F. ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS . Processos de aprender a docência: a cultura de colaboração entre professores surdos. REVISTA DIGITAL DE POLITICAS LINGUISTICAS, v. 9, p. 28-41, 2017.

HENZ, Celso Ilgo ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS ; Larissa Martins Freitas . PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO: FRONTEIRAS E COMPROMETIMENTOS COM O HUMANO, O PEDAGÓGICO, O EPISTEMOLÓGICO E O POLÍTICO – ISSN: 2446-8576. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 01, n.6, p. 130, 2017.

 SOUZA, K. S. M. ; MARQUEZAN, F. ; NUNES, J. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar . A aprendizagem de ser professor em início de carreira. REVISTA COMUNICAÇÕES, v. 23, p. 41-63, 2016.

PEREIRA, S. R. C. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; SANDRI, V. . Aprendizagem docente do formador: os sentidos na e da docência no contexto do trabalho pedagógico no ensino superior. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 23, p. 368, 2016.

SANDRI, V. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; PEREIRA, S. R. C. . Aprendizagem docente e processos formativos: formadores dos cursos de Educação Especial em foco. Políticas Educativas, v. 10, p. 112-129, 2016.

JUCHEM, LUIZA DE SALLES ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS . Consciência fonológica na alfabetização de jovens e adultos: como esta relação é concebida pelos alfabetizadores. Revista por escrito PUCRS, v. 7, p. 219, 2016.

CARDOSO, GABRIELA CEDALIA ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS ; MILLANI, SILVANA MARTINS DE FREITAS . A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: as vozes dos professores – The organization of pedagogical work in the literacy cycle: the voices of teachers. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 5, p. 73, 2016.

ROSSETTO, G. A. R. S. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas. CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. CADERNOS DE PESQUISA, v. 22, p. 31, 2015.

ROCHA, A. M. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . La cultura de convergencia y a inclusión sociocultural: interconectando formación y práctica docente. Educatio siglo XXI, v. 33, p. 123-146, 2015.

TEMP, H. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; KRUG, Hugo Norberto . Formação Continuada No Ensino Superior: Um Estudo Com Professores Que Atuam Em Cursos De Educação Física ISSN: 2177-1626. PESQUISEDUCA, v. 7, p. 406-433, 2015.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; WIEBUSCH, A. ; FLEIG, M. T. ; MILLANI, S. M. F. ; HAUTRIVE, G. M. F. ; SANTOS, C. F. . Cultura escrita: processos de formação docente no contexto da alfabetização. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 7, p. 85-96, 2015.

BAPTAGLIN, L. A.; ROSSETTO, G. A. R. S.; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência ISSN 0101-9031. Educação (UFSM), v. 39, p. 415-426, 2014.

FIGHERA, A. C. M.; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Ser pesquisador nas ciências do humano em diálogo com Bakhtin, Freire e Vygotski. Revista memento, v. 5, p. 1-15, 2014.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; WIEBUSCH, A.; BAPTAGLIN, L. A.. Aprendizagem docente na formação inicial de acadêmicas do Curso de Pedagogia. Imagens da Educação, v. 4, p. 62-72, 2014.

HAUTRIVE, Giovana M. F.; BOLZAN, Doris Pires Vargas. A escola para surdos: reflexões sobre a produção de um lugar de formação docente. Revista Digital de Politicas Linguísticas, v. 6, p. 5-15, 2014.

JUCHEM, L. S.; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação de Professores no Programa Brasil Alfabetizado: reflexões iniciais. Políticas Educativas, v. 7, p. 37-50, 2014.

BAPTAGLIN, L. A.; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Percursos investigativos acerca da aprendizagem da docência no Ensino Médio integrado. Cadernos de Pesquisa, v. 21, p. 01-15, 2014.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. Teachers formation: the construction of teaching and pedagogical activity in Higher Education ISSN: 1981-416X. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 13, p. 49-68, 2013.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior ISSN 1981-416X. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 13, p. 49-68, 2013.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dosPOWACZUK, Ana Carla Hollweg. Cultura escrita: aprender a ler e escrever na escola ISSN: 19846444. Educação (Santa Maria. Online), v. 38, p. 97-110, 2013.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Cultura escrita: aprender a ler e escrever na escola ISSN: 0101-9031. Educação (UFSM), v. 38, p. 97-110, 2013.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; MILLANI, Silvana Martins Freitas. Aprendizagem da Docência Alfabetizadora: desafios à formação ISSN 1948-7114. Contrapontos (Online), v. 13, p. 186-194, 2013.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Iniciação à docência universitária: a tessitura da professoralidade ISSN 1679-7361. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences (Impresso), v. 35, p. 201-209, 2013.

ROSSETTO, G. A. R. S.; FIGHERA, A. C. M.; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dosPOWACZUK, Ana Carla Hollweg ; BOLZAN, Doris Pires Vargas. DESAFIOS DOS ESTUDOS ESTADO DA ARTE: ESTRATÉGIAS DE PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO. Educação: Saberes e Práticas, v. 1, p. 1-15, 2013.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, S. M. A.; MACIEL, Adriana Moreia da Rocha. Formação de professores:a construção da docência e da atividade ISSN:15183483.. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 13, p. 49-68, 2013.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, S. M. A.; MACIEL, Adriana Moreia da Rocha. Teacher’s formation:the construction of teaching and pedagogical activity in higther education ISSN:15183483. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 13, p. 49, 2013.

ROSSETTO, Gislaine A. R. S.; SANTOS, E. A. G.; POWACZUK, A. C. H.; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Desafios dos estudos ‘Estados da arte: estratégias de pesquisa na pós-graduação. Desafios dos estudos ‘Estados da arte: estratégias de pesquisa na pós-graduação, v. v.1, p. 1-15, 2013.

MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Repercussão da ambiência no desenvolvimento profissional de professores universitário ISSN 0101-465X. Educação (PUCRS. Impresso), v. 35, p. 01-18, 2012.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; FIGHERA, A. C. M.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS ISSN 1853-3226. Revista Digital de Politicas Linguísticas, v. 3, p. 75-98, 2011.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Pedagogia Universitária: Desafio da Entrada na Carreira Docente ISSN 0101-9031. Educação (UFSM), v. 36, p. 425-440, 2011.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; MILLANI, Silvana Martins Freitas. Docência e Formação: reflexões sobre a gestão pedagógica na escola ISSN 1983-3207. Políticas Educativas, v. 4, p. 16-31, 2011.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Pedagogia Universitária: Desafio da Entrada na Carreira Docente ISSN: 1984-6444. Educação (Santa Maria. Online), v. 36, p. 1-16, 2011.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; HAUTRIVE, Giovana M. F.. A diversidade e a alfabetização: aprendizagem docente na escola para aprendizes surdos. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)), v. 11, p. 127-140, 2011.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, S. M. A.; MACIEL, Adriana Moreia da Rocha; BELLOCHIO, C. R.. Organização Dossiê: Docência na Educação Superior. Educação (UFSM), v. 36, p. 331-465, 2011.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos da professoralidade ISSN: 1518-3483. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 10, p. 13-26, 2010.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; AUSTRIA, V.; LENZ, Noemi. Pedagogia universitária: a aprendizagem docente como um desafio à professoralidade ISSN 2178-5198 (impresso) e ISSN 2178-5201 (on-line). Acta Scientiarum. Education (Print), v. 32, p. 119-126, 2010.

CAVALHEIRO, Rejane; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. A formação no ensino superior: quais trajetórias de formação têm os professores que formam professores para a educação básica? ISSN: 2176-4360. Formação Docente, v. 03, p. 51-65, 2010.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; RABAIOLLI, G. O. . Movimentos de Aprender a Docência: classes rurais multisseriadas e o desenvolvimento profissional de professores ISSN 2177-6628. Revista Pró-Discente: Caderno de Produções Acadêmico-Científicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES), v. 16, p. 50-66, 2010.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Docência universitária: a construção da professoralidade. – ISSN 1984-5332. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 01, p. 01-15, 2009.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre Pedagogia Universitária. ISSN: 1516-4896. Linhas Críticas (UnB), v. 14, p. 43-59, 2008.

POWACZUK, Ana Carla Hollweg; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Docência em caráter substitutivo: lugar de aprendizagem docente no ensino superior- ISSN: 1982-3207. Políticas Educativas, v. 01, p. 62-74, 2008.

SANTOS, L. D. N.; BOLZAN, Doris Pires Vargas. A organização do trabalho pedagógico: a criança de seis anos no ensino fundamental- ISSN: 1984-3062. Revista Educação e Cidadania, v. 1, p. 07-14, 2008.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. O conhecimento pedagógico compartilhado e a aprendizagem docente: elementos constituintes dos processos formativos na educação superior- ISSN: 1982-3207. Políticas Educativas, v. 01, p. 69-79, 2007.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras no processo de formação da professoralidade – ISSN: 0101-465X. Educação (Porto Alegre), Porto Alegre, RS, v. 1, p. 489-501, 2006.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; CAVALHEIRO, Rejane; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Trajetórias de formação no ensino superior ISSN-0104-4834. Revista do COGEIME, v. 29, p. 75-94, 2006.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprendizagem docente no ensino superior: construções a partir de uma rede de interações e de mediações. -ISSN: 1809-4651. UNIrevista (UNISINOS. Online), São Leopoldo, RS, v. 1, p. 1-15, 2005.

Citações: 1

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? ISSN 0101-9031. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 29, n.02, p. 121-133, 2004.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. Construção de conceitos: percursos vygotskianos ISSN 0103-6041. Cadernos do Aplicação (UFRGS), Porto Alegre, v. 16, n.01, p. 143-153, 2003.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Refletindo sobre o que a criança pensa a respeito de ler e escrever. Revista do Professor, Rio Pardo/RS, v. 17, n.65, p. 17-19, 2001.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. A fragmentação do saber: como buscar sua superação?. Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM), Santa Maria, RS, v. 43, p. 10-11, 2001.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Interfaces da alfabetização – Abordagens enfocam a natureza complexa do processo de ler e escrever. Revista do Professor, Porto Alegre, RS, v. 14, n.57, p. 15-16, 1999.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. O processo de abstração reflexionante: algumas reflexões sobre ensinar e aprender. Revista Cadernos de Educação Especial, Santa Maria/RS, v. 13, p. 85-93, 1999.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. Função Semiótica: Construindo um ensaio. Coletâneas do PPGEDU, Porto Alegre, RS, v. 06, n.16, p. 07-13, 1998.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. A produção em diferentes domínios: Algumas reflexões a partir da práxis. Cadernos do Aplicação (UFRGS), Porto Alegre, RS, v. 11, n.2, p. 223-234, 1998.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Professores/as como investigadores/as da própria prática. Cadernos do Aplicação (UFRGS), Porto Alegre, RS, v. 11, n.2, p. 187-197, 1998.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. O Construtivismo e a formação profissional: algumas reflexões sobre o ensinar e o aprender no 3º grau na Universidade. Caderno Nº 1 da Jornada de Ensino Universitário, Santa Maria, RS, v. 1, p. 48-60, 1998.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. Psicopedagogia: Evolução Histórica e suas Perspectivas na prática pedagógica. COLETANEAS DO POS-GRADUACAO/UFRGS, Porto Alegre, RS, v. 4, n.11, 1997.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. Porque nossas crianças não aprendem: as abordagens psicogenéticas e sócio-interacionista. COLETANEAS DO PROGRAMA EM POS-GRADUACAO EM EDUCACAO/UFRGS, Porto Alegre, RS, v. 03, n.08, 1996.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. O Saber escolar mediado. CADERNOS DO APLICACAO, v. 9, n.1/2, 1996.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Processo de aprendizagem na interação instrucional e social. CADERNOS DE PSICOSSOCIOLOGIA E EDUCACAO/UFRGS, Porto Alegre, RS, v. 03, n. 02, 1995.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; MARASCHIN, Maria Luiza. Gênese do Conceito de decalagem. EDUCACAO E REALIDADE, v. 19, n.1, 1994.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; Avaliação: Difícil tarefa do cotidiano escolar. CADERNOS DO APLICACAO, Porto Alegre, RS, v. 7, n.1, 1994.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. Leitura e escrita: reflexões cotidianas. CADERNOS DO APLICACAO, v. 6, n.1, 1993.

BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS; POWACZUK, Ana Carla Hollweg ; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar . Ser formador nas licenciaturas: desafios da aprendizagem docente ISSN:1809-4309. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 13, p. 01-20, 2018.

DEWES, ANDIARA ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS . Gestão universitária a partir da narrativa de professores gestores de departamentos didáticos. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 1, p. 39, 2018.

DAL ONGARO, DANIELA ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS ; WISCH, TASIA FERNANDA . A organização da vida e da realidade escolar: olhares sob a perspectiva das experiencias socioculturais. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 1, p. 9, 2018.