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Projeto de Extensão

2014 – Atual

CINEGRAFANDO A EDUCAÇÃO-EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM CIINEMA: ATÉ ONDE A SÉTIMA ARTE PODE CHEGAR?

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) vem nos últimos vinte anos trabalhando com pesquisa, ensino e extensão na formação de professores, alicerçado no campo teórico do Imaginário Social de Cornelius Castoriadis. Este é um projeto que pretende construir relações e vivências de professores com o cinema. De um lado, o que se refere às suas histórias pessoais e profissionais e às formas pelas quais o cinema nelas se faz presente, buscando compreender as visões e concepções, os saberes e fazeres docentes acerca desta arte em suas vidas. Essa ação extensionista objetiva consolidar, através do cinema como dispositivo de formação, as parcerias entre Universidades Federais, Estaduais e Privadas, Institutos Federais de Educação, ONGs e escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino. A proposta de trabalho para este ano amplia as parcerias com a concepção de subprojetos institucionais, tendo como referência o Programa que ora apresentamos, chegando em regiões até então não atendidas pela formação em cInema e educação.


2013

EM TEMPOS DE FORMAÇÃO – O CINEMA, A VIDA E O CUIDADO DE SI: EXERCÍCIOS AUTOBIOGRÁFICOS E COLETIVOS NA ATIVIDADE DOCENTE

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social – GEPEIS – vem ao longo dos últimos dezoito anos trabalhando com pesquisa, ensino e extensão na área de Formação de Professores, alicerçado no campo teórico do Imaginário Social de Cornelius Castoriadis. Participam deste grupo alunos colaboradores e bolsistas de iniciação científica da graduação, mestrandos, doutorandos e professores de escolas da rede municipal e estadual e de instituições de ensino superior. Este é um projeto que pretende identificar, caracterizar e analisar as relações e vivências de professores com o cinema. De um lado, o que refere às suas histórias pessoais e profissionais e às formas pelas quais o cinema nelas se faz presente, buscando compreender as visões e concepções, os saberes e fazeres docentes acerca desta arte em suas vidas. De outro, interrogamos não somente a forma como o cinema se faz presente, ou as razões de sua ausência no trabalho docente no cotidiano da escola, mas cuidamos de investigar acerca dos significados e sentimentos inscritos nos encontros dos docentes – suas práticas – com o cinema dentro e fora da escola. Programa financiado pelo PROEXT – MEC e realizado com os professores da rede municipal de Santa Maria/RS, através do apoio da SMED e do SINPROSM e de professores de escolas da rede estadual de ensino.


2012

EM TEMPOS DE FORMAÇÃO – O CINEMA, A VIDA E O CUIDADO DE SI: EXERCÍCIOS AUTOBIOGRÁFICOS E COLETIVOS NA ATIVIDADE DOCENTE

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social – GEPEIS – vem ao longo dos últimos dezoito anos trabalhando com pesquisa, ensino e extensão na área de Formação de Professores, alicerçado no campo teórico do Imaginário Social de Cornelius Castoriadis. Participam deste grupo alunos colaboradores e bolsistas de iniciação científica da graduação, mestrandos, doutorandos e professores de escolas da rede municipal e estadual e de instituições de ensino superior. Este é um projeto que pretende identificar, caracterizar e analisar as relações e vivências de professores com o cinema. De um lado, o que refere às suas histórias pessoais e profissionais e às formas pelas quais o cinema nelas se faz presente, buscando compreender as visões e concepções, os saberes e fazeres docentes acerca desta arte em suas vidas. De outro, interrogamos não somente a forma como o cinema se faz presente, ou as razões de sua ausência no trabalho docente no cotidiano da escola, mas cuidamos de investigar acerca dos significados e sentimentos inscritos nos encontros dos docentes – suas práticas – com o cinema dentro e fora da escola. Programa financiado pelo PROEXT – MEC.


2010

OUVINDO COISAS: INSTITUINDO OUTRAS FORMAS DE ESTAR JUNTOS

Ouvindo Coisas: instituindo outras formas de estar juntos é o tema central escolhido para o terceiro evento promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social – GEPEIS – da Universidade Federal de Santa Maria para o ano de 2010. No desejo de transmutar o formato clássico dos eventos na contemporaneidade, quer-se oferecer aos participantes experimentações sensíveis a partir do vivido, nas questões ligadas ao imaginário e a dimensão do coletivo nos diferentes espaços e formações sociais. Para isso, toma-se a estética como uma das outras formas de expressão para integrar ciência, educação, arte, música, fotografia, cinema, poesia e imaginário. Partindo do pressuposto que o evento pode ser um dispositivo para se pensar o imaginário em diferentes dimensões do viver humano, estruturaram-se dinâmicas ativas de trabalho em grupo, a fim de promover espaços de construção reflexiva, ativa e (auto)formativa aos participantes. São propostos para isso rodas de conversação, socialização criativa das construções elaboradas nos eixos, contação de histórias, apresentação em tecidos, entre inúmeros outros.


2009

CIRANDAS DO IMAGINÁRIO

Este evento busca promover rodas de discussões sobre temas que nem sempre são trabalhados dentro do espaço acadêmico, mas que, fazem parte de nossa cultura. Organizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social GEPEIS, as rodas são pensadas como um espaço de diálogo, aproximação e discussão de temas singulares dentro da universidade.


2009

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIETA D’ AMBRÓSIO: (RE)SIGNIFICANDO O PROJETO PEDAGÓGICO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE

Este trabalho conjunto vem acontecendo desde o ano de 2008, no qual foi desenvolvido um projeto de formação continuada com os professores da escola. A partir da relação estabelecida entre a escola e o GEPEIS-UFSM, e da necessidade da escola repensar seu Projeto Pedagógico – PP, deu-se a continuidade deste trabalho. Assim, viemos desde o ano de 2009 assessorando a escola neste processo de (res)significação.


2008 – 2008

ESCOLA E.E.F. MARIETA D´AMBRÓSIO: CONSTRUINDO PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE

Este projeto pretende promover a formação continuada dos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’ Ambrósio, através de temas relacionados ao cotidiano escolar, estreitando as relações de parceria entre escola e universidade.