Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Teses

Tese de doutorado – em andamento

   Mônica Possebon. Programa especial de graduação: aprendizagem docente em contextos emergentes. Início: 2018. Tese (Doutorado em  Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Sheila Fagundes Goulart. Contextos Emergentes na Educação Superior: aprendizagem da docência e os processos formativos de estudantes cotistas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Tasia Fernanda Wisch. Processos inclusivos e docência: contextos emergentes no Colégio de Aplicação da UFRGS. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

 

 Tese de doutorado – concluídas

 2018

 Juliana Lima Moreira Rhoden. Professor voluntário: o ciclo da longedocência no ensino superior. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Silvana Zancan. Ser professor/pesquisador em contextos emergentes. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

 2017

 Silvana Martins Freitas Millani. Atividade docente de estudo de professoras do ciclo de alfabetização: vivências formativas em contextos de cultura escrita. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. 

Sybelle Regina C. Pereira. Aprendizagem docente do professor orientador no estágio curricular supervisionado em cursos de licenciatura. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Talita Flleig. Aprendizagem docente das egressas dos cursos de Pedagogia: docência para a infância. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. 

Vanessa Sandri. Aprendizagem docente no Ensino Superior: processos formativos de professores e estudantes. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Rosângela Silveira Ramos. PIBID de Química e Biologia do IFFAR: entre-lugar de auto(trans)formação permanente docente. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, . Coorientador: Doris Pires Vargas Bolzan.

Liliane Gontan Timm Della Méa. Avaliação dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES: A Internacionalização no Âmbito Institucional e na Perspectiva dos Professores Pesquisadores da UFSM. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, . Coorientador: Doris Pires Vargas Bolzan.

 

  2016

 Karina Silva Molon de Souza.  Aprendizagem Docente e a Inclusão de Cotistas B em Novos Contextos na Universidade. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. 

 Giovana Medianeira Fracari Hautrive. Aprendizagem docente do professor surdo: a produção de saberes sobre a língua de sinais. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 2015

 Luiza de Salles Juchem. Alfabetização de Jovens e Adultos e a Consciência Fonológica: um estudo sobre concepções de alfabetizadores. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. 

2014

Adriana Cláudia Martins Fighera. O ser formador e o seu professor sem álibis no processo de formação: o processo formativo de professores de Língua Inglesa. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Leila Adriana Baptaglin. A Aprendizagem da Docência nos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2013

Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossettto. Atividade de Estudo e Autonomia no processo de produção da pesquisa. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Eliane Aparecida Galvão dos Santos. A Dinâmica de Ações Extensionistas na formação continuada de professores municipais de Santa Maria/RS: a tessitura de processos formativos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2012

Ana Carla Hollweg Powaczuk. Movimentos da Professoralidade: a tessitura da docência universitária. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.